A literatura médica registra uma forma grave, rara e de difícil detecção de abuso infantil, em que o responsável, normalmente a mãe, de modo persistente ou intermitente simula de forma intencional sintomas em seu filho ou provoca ativamente doenças, colocando-o em risco e numa situação que requer constante investigação e tratamento. Essa condição é reconhecida como um transtorno psiquiátrico denominado:
- A) hipocondria;
- B) transtorno somatoforme;
- C) histeria de conversão;
- D) síndrome de munchausen por procuração;
- E) transtorno de personalidade histriônica.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) síndrome de munchausen por procuração;
Análise das alternativas:
a) Incorreta. O aspecto essencial do transtorno hipocondríaco é uma preocupação persistente com a possibilidade de ter um ou mais transtornos físicos sérios e progressivos. Os pacientes manifestam queixas somáticas persistentes ou preocupação persistente com a sua aparência física.
b) Incorreta. A característica comum dos transtornos somatoformes é a presença de sintomas físicos que sugerem uma condição médica geral, porém não são completamente explicados por uma condição médica geral, pelos efeitos diretos de uma substância ou por um outro transtorno mental.
c) Incorreta. Na histeria de conversão, os conflitos inconscientes exprimem-se por sintomas que possuem significação simbólica, porém não há lesão orgânica. Há uma perda parcial ou completa das funções normais de integração das lembranças, da consciência, da identidade e das sensações imediatas, e do controle dos movimentos corporais. Esses acontecimentos estão, por definição, ligados a algum evento psicologicamente estressante na vida do paciente, cuja ligação ele costuma negar.
d) Correta. A síndrome de munchausen é um transtorno factício, ou seja, os indivíduos fingem ou causam a si mesmo doenças ou traumas psicológicos para chamar atenção ou simpatia a eles. Os sintomas podem ser induzidos por abuso de medicamentos/drogas. Na síndrome de munchausen por procuração, o responsável simula de forma intencional sintomas em seu filho ou provoca ativamente doenças. Portanto, esta será nossa resposta.
e) Incorreta. O transtorno de personalidade histriônica caracteriza-se por uma afetividade superficial e lábil, dramatização, teatralidade, expressão exagerada das emoções, sugestionabilidade, egocentrismo, autocomplacência, falta de consideração para com o outro, desejo permanente de ser apreciado e de constituir-se como objeto de atenção e tendência a se sentir facilmente ferido.
Deixe um comentário