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A mãe de um menino de sete anos conta à psicóloga à qual foi encaminhada que seu filho, há aproximadamente oito meses, parece não ouvir o que ela lhe fala, o que a deixa muito brava. Também refere que ele evita tarefas ou atividades que requeiram esforço mental contínuo, esquece-se frequentemente das atividades diárias, fala sem parar e comete erros nas tarefas da escola, como se por descuido. A profissional, a partir de tal relato, deveria investigar, de modo mais aprofundado, a possibilidade de qual transtorno?

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

 

A mãe de um menino de sete anos conta à psicóloga à qual foi encaminhada que seu filho, há aproximadamente oito meses, parece não ouvir o que ela lhe fala, o que a deixa muito brava. Também refere que ele evita tarefas ou atividades que requeiram esforço mental contínuo, esquece-se frequentemente das atividades diárias, fala sem parar e comete erros nas tarefas da escola, como se por descuido. A profissional, a partir de tal relato, deveria investigar, de modo mais aprofundado, a possibilidade de qual transtorno?

 

A questão refere que a criança apresenta o seguinte: 

 

- parece não ouvir o que a mãe fala;

- evita atividades que exigem esforço mental contínuo;

- esquecimento de atividades

- fala excessiva

- erros em tarefas escolares por descuido

 

Com base nisso, vamos analisar as alternativas.

 

a)  Síndrome de Rett.

 

Segundo o CID-10:

 

"F84.2 Síndrome de Rett

 

Transtorno descrito até o momento unicamente em meninas, caracterizado por um desenvolvimento inicial aparentemente normal, seguido de uma perda parcial ou completa de linguagem, da marcha e do uso das mãos, associado a um retardo do desenvolvimento craniano e ocorrendo habitualmente entre 7 e 24 meses. A perda dos movimentos propositais das mãos, a torsão estereotipada das mãos e a hiperventilação são características deste transtorno. O desenvolvimento social e o desenvolvimento lúdico estão detidos enquanto o interesse social continua em geral conservado. A partir da idade de quatro anos manifesta-se uma ataxia do tronco e uma apraxia, seguidas freqüentemente por movimentos coreoatetósicos. O transtorno leva quase sempre a um retardo mental grave."

 

Portanto, não tem relação com os sintomas apresentados pela questão.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Transtorno misto de linguagem receptiva-expressiva.

 

Segundo o DSM-V:

 

"Capacidade expressiva refere-se à produção de sinais vocálicos, gestuais ou verbais, enquanto capacidade receptiva refere-se ao processo de receber e compreender mensagens lingüísticas."

 

Os diferentes sintomas apresentados parecem ir além de uma questão da capacidade expressiva e receptiva da linguagem.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Transtorno global do desenvolvimento.

 

Observe o texto do DSM-V:

 

"Atraso Global do Desenvolvimento

 

Este diagnóstico está reservado a indivíduos com menos de 5 anos de idade, quando o nível de gravidade clínica não pode ser avaliado de modo confiável durante a primeira infância. Esta categoria é diagnosticada quando um indivíduo fracassa em alcançar os marcos do desenvolvimento esperados em várias áreas da função intelectual, sendo aplicada a pessoas que não são capazes de passar por avaliações sistemáticas do funcionamento intelectual, incluindo crianças jovens demais para participar de testes padronizados. É uma categoria que requer reavaliações após um período de tempo."

 

A questão fala de erros nas atividades escolares por descuido e evitação de atividades que requerem esforço mental contínuo. Isso parece estar mais relacionado com a atenção do que com problemas em alcançar os marcos do desenvolvimento esperado.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Síndrome de Tourette.

 

A Síndrome de Tourette está relacionada a tiques motores e vocais.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

 

Essa é a hipótese que tem maior relação com o caso trazido.

 

Veja os sintomas, segundo o DSM-V:

 

A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):


1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar detalhes, o trabalho é impreciso).


b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. ex., dificuldade de manter o foco durante aulas, conversas ou leituras prolongadas).


c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia).


d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).


e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos).


f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos longos).


g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).


h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).


i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).

 

2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistenté com o nível dõ desenvolvímènto é tém impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:


a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.


b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado (p. ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).


c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)


d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.


e. Com frequência “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado" (p. ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes, reuniões; outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de acompanhar).


f. Frequentemente fala demais.


g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).


h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).


i. Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades; pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra E. 

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