A orientação alopsíquica é uma importante função para a compreensão da atividade mental. Ela pode sofrer alterações qualitativas e quantitativas. Em relação às alterações quantitativas, marque V para as afirmativas verdadeiras ou F para falsas.
( ) Desorientação apática refere-se a um prejuízo quantitativo do afeto ou da conação.
( ) Desorientação confusional refere-se a um prejuízo de memória principalmente da capacidade de fixação.
( ) Desorientação delirante refere-se à incapacidade de reconhecer familiar ou amigo como tais, acreditando que foram substituídos por um sósia.
( ) Desorientação amnéstica consiste em um rebaixamento do nível de consciência e, consequentemente, em um prejuízo da atenção e demais funções cognitivas.
A sequência está correta em
- A) V, F, V, F.
- B) F, V, F, V.
- C) V, V, V, F.
- D) F, F, F, V.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V, F, V, F.
Gabarito Letra A
A orientação alopsíquica é uma importante função para a compreensão da atividade mental. Ela pode sofrer alterações qualitativas e quantitativas. Em relação às alterações quantitativas, marque V para as afirmativas verdadeiras ou F para falsas.
(V) Desorientação apática refere-se a um prejuízo quantitativo do afeto ou da conação.
Verdadeiro! A desorientação apática está relacionada com alterações do humor (afeto) e da vontade (conação):
“Desorientação apática ou abúlica. Ocorre por apatia ou desinteresse profundos. Aqui, o indivíduo torna-se desorientado devido a uma marcante alteração do humor e da volição, comumente em quadro depressivo. Por falta de motivação e interesse, o indivíduo, geralmente muito deprimido, não investe sua energia no mundo, não se atém aos estímulos ambientais e, portanto, torna-se desorientado.”
(F) Desorientação confusional refere-se a um prejuízo de memória principalmente da capacidade de fixação.
Essa é a desorientação amnésica. A desorientação confusional:
“Desorientação confusional A desorientação confusional está relacionada a um rebaixamento do nível da consciência e, consequentemente, a um prejuízo da atenção e das demais funções cognitivas. Ocorre no delirium.”
(V) Desorientação delirante refere-se à incapacidade de reconhecer familiar ou amigo como tais, acreditando que foram substituídos por um sósia.
Verdadeiro! O que a afirmativa traz é um exemplo de desorientação delirante.
“Desorientação delirante. Ocorre em indivíduos que se encontram imersos em profundo estado delirante, vivenciando idéias delirantes muito intensas, crendo com convicção plena que estão “habitando” o lugar (e/ou o tempo) de seus delírios. Nesses casos, é comum a chamada dupla orientação, na qual a orientação falsa, delirante, coexiste com a orientação correta. O paciente afirma que está no inferno, cercado por demônios, mas também pode reconhecer que está em uma enfermaria do hospital ou em um CAPS. Pode, ainda, ocorrer de o paciente dizer, em um momento, que está na cadeia e que os enfermeiros são carcereiros, e afirmar, logo em seguida, que são enfermeiros do hospital (alternando seqüencialmente os dois tipos de orientação).
(F) Desorientação amnéstica consiste em um rebaixamento do nível de consciência e, consequentemente, em um prejuízo da atenção e demais funções cognitivas.
Essa é a desorientação por rebaixamento do nível da consciência.
Assim, a sequência correta é V F V F
Gabarito Letra A
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
CHENIAUX, Ellie. Manual de psicopatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
Deixe um comentário