A partir da revisão da literatura de Silva et al. (2015) sobre toxicodependência e maternidade, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Surge com frequência na literatura a associação entre a toxicodependência materna e a presença de perturbações psicológicas, sociais e do comportamento tanto na mãe como na criança.
( ) São muitos os estudos que se debruçam sobre o modo como as mães percepcionam os efeitos do abuso de substâncias sobre a sua competência parental.
( ) Os comportamentos de interação da díade mãe-criança caracterizam-se pelo empobrecimento da linguagem usada, restrição do campo de exploração da criança e pouca responsividade às suas solicitações sociais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) F – F – F.
- B) F – V – V.
- C) V – V – V.
- D) V – F – V.
- E) V – V – F.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V – F – V.
Gabarito Letra D
A questão pede para avaliar as afirmativas em Verdadeiro ou Falso, a partir do artigo “Toxicodependência e maternidade: uma revisão de literatura”, de Sofia Silva, Antonio Pires e Maria Gouveia. Vejamos:
(V) Surge com frequência na literatura a associação entre a toxicodependência materna e a presença de perturbações psicológicas, sociais e do comportamento tanto na mãe como na criança.
Verdadeiro. Essa informação pode ser encontrada no artigo:
“Surge com frequência na literatura a associação entre a toxicodependência materna e a presença de perturbações psicológicas, sociais e do comportamento tanto na mãe como na criança (Weissman et al., 1999). As mulheres que consomem substâncias ilícitas durante o período de gestação, podem dar origem a uma situação potencialmente geradora de efeitos disruptivos na saúde, nascimento e desenvolvimento pós-natal das crianças, bem como do estabelecimento de modalidades de interação disfuncionais da díade, nomeadamente no que se refere à inadequação de cuidados maternais e ao risco de negligência e abuso (Ferreira & Pires, 2001).”
(F) São muitos os estudos que se debruçam sobre o modo como as mães percepcionam os efeitos do abuso de substâncias sobre a sua competência parental.
Falso! Na verdade, são poucos os estudos que abordam esse assunto:
“São poucos os estudos que se debruçam sobre o modo como as mães percepcionam os efeitos do abuso de substâncias sobre a sua competência parental (Mayes & Truman, 2002). Os que existem revelam que essas mães têm consciência dos efeitos negativos do abuso de substâncias nos seus filhos, mas descrevem práticas indicadoras de que se sentem capazes enquanto mães (Baker, 1999).”
(V) Os comportamentos de interação da díade mãe-criança caracterizam-se pelo empobrecimento da linguagem usada, restrição do campo de exploração da criança e pouca responsividade às suas solicitações sociais.
Verdadeiro. Essa alternativa está idêntica ao seguinte trecho do artigo:
“Os comportamentos de interação da díade mãe-criança caracterizam-se pelo empobrecimento da linguagem usada, restrição do campo de exploração da criança e pouca responsividade às suas solicitações sociais (Lief, 1985, citado por Mayes & Truman, 2002), muita atividade física e pouco envolvimento emocional, com reduzido contato do olhar”
Dessa forma, A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é VFV.
Gabarito Letra D.
Referência
SILVA, Sofia; PIRES, Antônio; GOUVEIA, Maria. Toxicodependência e maternidade: uma revisão de literatura. Rio de Janeiro: Psicologia Clínica, vol. 27 n° 1, 2015.
Deixe um comentário