Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A perda abrupta da consciência pode ser causada por vários fatores e condições médicas e/ou psicopatológicas, entre eles os emocionais, neurofuncionais ou orgânicos de diversas naturezas. Podem também ser reversíveis ou irreversíveis.

De acordo com Dalgalarrondo (2019), a perda parcial e rápida da consciência, geralmente com visão borrada, palidez da face, suor frio, vertigens e perda parcial e momentânea do tônus muscular dos membros, com ou sem queda do corpo ao chão, é chamada de

Resposta:

A alternativa correta é letra D) lipotimia.

   

De acordo com Dalgalarrondo (2019), a perda parcial e rápida da consciência, geralmente com visão borrada, palidez da face, suor frio, vertigens e perda parcial e momentânea do tônus muscular dos membros, com ou sem queda do corpo ao chão, é chamada de

 
 

a)  delirium.

INCORRETA. De acordo com Dalgalarrongo (2019):

“O delirium diz respeito, portanto, aos vários quadros com rebaixamento leve a moderado do nível de consciência, acompanhados de desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações, quase sempre visuais. Trata-se de um quadro que oscila muito ao longo do dia.”

 

b)  síncope.

INCORRETA. Segundo Dalgalarrongo (2019):

“A síncope designa um colapso bem súbito, com perda abrupta e completa da consciência, perda total do tônus muscular, com queda completa ao chão. O mecanismo básico é a instalação rápida de irrigação cerebral insuficiente por causas diversas. A síncope pode ou não ser reversível, dependendo dos fatores causais envolvidos.”

 

c)  desmaio.

INCORRETA. Conforme Dalgalarrongo (2019):

“O termo “desmaio” é uma designação não médica, da linguagem comum, que geralmente significa uma perda abrupta da consciência. Corresponde de forma genérica aos termos médicos “síncope” ou “lipotimia”.”

 

d)  lipotimia.

CORRETA. Sobre o assunto, Dalgalarrongo (2019) destaca:

 “A lipotimia se caracteriza por perda parcial e rápida da consciência (dura apenas segundos), geralmente com visão borrada, palidez da face, suor frio, vertigens e perda parcial e momentânea do tônus muscular dos membros, com ou sem queda do corpo ao chão. A pessoa tem a sensação desagradável de que vai desmaiar. A lipotimia é rápida e completamente reversível. Às vezes, utilizase o termo “lipotimia” para descrever a fase inicial da síncope.”

_______________

Fonte consultada:

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *