A principal característica do transtorno bipolar é a desregulação extrema do afeto ou estados de humor que oscilam entre o extremamente baixo (depressão) ao extremamente alto (mania). Sobre as características do episódio maníaco, assinale a afirmativa correta.
- A) Presença de delírios e alucinações por, pelo menos, duas semanas.
- B) Euforia, irritabilidade e cognição alteradas por, no máximo, uma semana.
- C) Superestimação dos problemas decorrentes da ativação comportamental sobre o funcionamento geral.
- D) Evidências da inexistência de prejuízo psicossocial, ainda que tenha ocorrido hospitalização e haja características psicóticas.
- E) Evidências de funcionamento psicossocial prejudicado, necessidade de hospitalização ou presença de características psicóticas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Evidências de funcionamento psicossocial prejudicado, necessidade de hospitalização ou presença de características psicóticas.
A principal característica do transtorno bipolar é a desregulação extrema do afeto ou estados de humor que oscilam entre o extremamente baixo (depressão) ao extremamente alto (mania). Sobre as características do episódio maníaco, assinale a afirmativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"A principal característica do transtorno bipolar é a desregulação extrema do afeto ou estados de humor que oscila entre o extremamente baixo (depressão) ao extremamente alto (mania). Os pacientes em um episódio maníaco têm humor eufórico e elevado ou humor irritável, ativação comportamental (p. ex., aumento da atividade dirigida a objetivos, excesso de atividades de alto risco, redução da necessidade de sono, maior loquacidade ou pressão por falar) e funcionamento cognitivo alterado (delírios de grandiosidade ou autoestima inflada, fuga de ideias e pensamentos acelerados, distratibilidade) geralmente por mais de uma semana. Para diagnosticar um episódio maníaco, deve haver evidências de que o funcionamento psicossocial da pessoa (conjugal, profissional ou social) foi prejudicado, que é necessária hospitalização ou que as características psicóticas (p. ex., delírios de grandiosidade) estejam presentes (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [DSM-5; American Psychiatric Association, 2013])."
Fonte: "Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos" (Barlow)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Presença de delírios e alucinações por, pelo menos, duas semanas.
b) Euforia, irritabilidade e cognição alteradas por, no máximo, uma semana.
c) Superestimação dos problemas decorrentes da ativação comportamental sobre o funcionamento geral.
d) Evidências da inexistência de prejuízo psicossocial, ainda que tenha ocorrido hospitalização e haja características psicóticas.
e) Evidências de funcionamento psicossocial prejudicado, necessidade de hospitalização ou presença de características psicóticas.
Deixe um comentário