Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia. Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia, particularmente aqueles que Kurt Schneider (1887-1967) denomina:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Sintomas de primeira ordem.

 

A principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia. Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia, particularmente aqueles que Kurt Schneider (1887-1967) denomina:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"ESQUIZOFRENIA

 

A principal forma de psicose, por sua freqüência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia (Tsuang; Stone; Faraone, 2000). Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia (Tandon; Greden, 1987), particularmente aqueles que Kurt Schneider (1887-1967) denominou "sintomas de primeira ordem".

 

Sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider

 

1. Percepção delirante. Uma percepção absolutamente normal recebe uma significação delirante, que ocorre de modo simultâneo ao ato perceptivo, em geral de forma abrupta, como uma espécie de "revelação".

 

2. Alucinações auditivas características. São as vozes que comentam e/ou comandam a ação do paciente.

 

3. Eco do pensamento ou sonorização do pensamento (Gedankenlautwerden). O paciente escuta seus pensamentos ao pensá-los.

 

4. Difusão do pensamento. Neste caso, 0 doente tem a sensação de que seus pensamentos são ouvidos ou percebidos claramente pelos outros, no momento em que os pensa.

 

5. Roubo do pensamento. Experiência na qual o indivíduo tem a sensação de que seu pensamento é inexplicavelmente extraído de sua mente, como se fosse roubado.

 

6. Vivências de influência na esfera corporal ou ideativa. Aqui, dois tipos de vivências de influência são mais significativos:

 

- Vivências de influência corporal. São experiências nas quais o paciente sente que uma força ou um ser externo age sobre seu corpo, sobre seus órgãos, emitindo raios, influenciando as funções corporais, etc.


- Vivências de influência sobre o pensamento. Referem-se à experiência de que algo influencia seus pensamentos, o paciente recebe pensamentos impostos de fora, pensamentos feitos, postos em seu cérebro, etc. Também as vivências corporais ou ideativas têm a qualidade de serem experimentadas como feitas, como impostas de fora.

(...)

Os sintomas de segunda ordem de Schneider são menos importantes para o diagnóstico de esquizofrenia. Apenas em certos contextos (nos quais outros aspectos do quadro clínico e o todo da história clínica indicam esquizofrenia) eles devem ser considerados contributivos para tal diagnóstico. São eles: perplexidade, alterações da sensopercepção (excluindo aqueles de primeira ordem), vivências de influência no campo dos sentimentos, impulsos ou vontade, vivência de empobrecimento afetivo, intuição delirante e alterações do ânimo de colorido depressivo ou maniatiforme."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.


a)  Sintomas de primeira ordem.
b)  Sintomas de segunda ordem.
c)  Sintomas de terceira ordem.
d)  Sintomas de quarta ordem.
e)  Sintomas de quinta ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *