A psicopatologia refere-se a modificações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo que se desviam da norma e(ou) ocasionam sofrimento, o que configura um conhecimento importante para o psicólogo em sua atuação. No que se refere aos transtornos psicóticos, de humor, de ansiedade e relacionados a trauma, assinale a alternativa correta.
- A) O espectro da esquizofrenia inclui esquizofrenia, outros transtornos psicóticos e transtorno da personalidade esquizotípica. Esses transtornos são definidos como anormalidades apenas nos seguintes domínios: delírios; pensamento desorganizado; e sintomas negativos.
- B) Os transtornos depressivos têm como característica comum a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre eles são os aspectos de duração, o momento ou a etiologia presumida.
- C) Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos, sem perturbações comportamentais relacionadas.
- D) Um possível critério diagnóstico da fobia específica, um dos transtornos fóbicos, que são transtornos de ansiedade, encontra-se no medo e na ansiedade acentuados acerca de situações sociais em que o indivíduo seja exposto à avaliação de outras pessoas.
- E) O transtorno de estresse pós-traumático pode ocorrer a partir dos seis anos de idade, e seus sintomas geralmente se manifestam dentro dos primeiros três meses após o trauma, embora possa haver um atraso.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Os transtornos depressivos têm como característica comum a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre eles são os aspectos de duração, o momento ou a etiologia presumida.
Gabarito: Letra B
A psicopatologia refere-se a modificações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo que se desviam da norma e(ou) ocasionam sofrimento, o que configura um conhecimento importante para o psicólogo em sua atuação. No que se refere aos transtornos psicóticos, de humor, de ansiedade e relacionados a trauma, assinale a alternativa correta.
a) O espectro da esquizofrenia inclui esquizofrenia, outros transtornos psicóticos e transtorno da personalidade esquizotípica. Esses transtornos são definidos como anormalidades apenas nos seguintes domínios: delírios; pensamento desorganizado; e sintomas negativos.
Errado. Os domínios dos sintomas do espectro da esquizofrenia são cinco, e não apenas os três apresentados: alucinações, delírios, pensamento desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado, e sintomas negativos.
b) Os transtornos depressivos têm como característica comum a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre eles são os aspectos de duração, o momento ou a etiologia presumida.
Certo!
“No DSM-5 (2), os Transtornos Depressivos englobam os seguintes transtornos: a) Transtorno Disruptivo de Desregulação do Humor; b) Transtorno Depressivo Maior (TMD), inclusive o episódio depressivo maior; c) Transtorno Depressivo Persistente (Distimia); d) Transtorno Disfórico Pré-Menstrual; e) Transtorno Depressivo Induzido por Substância/Medicamento; f) Transtorno Depressivo devido a Outra Condição Médica; g) Outros Transtornos Depressivos Específicos, e; h) Outros Transtornos Depressivos Inespecíficos. Em relação ao DSM-IV-TR (3), foram acrescentados ao DSM-5 (2) o Transtorno Disruptivo de Desregulação do Humor e o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual; os diagnósticos de depressão crônica e distimia foram modificados passando a formar o Transtorno Depressivo Persistente; sintomas centrais do Transtorno Depressivo Maior foram mantidos, aceitando agora especificadores - “com Características Mistas” e “com Ansiedade”; houve a retirada do luto como critério de exclusão do Transtorno Depressivo Maior (2,17). A característica comum a todos os transtornos depressivos é a presença da tristeza, sensação de vazio ou humor irritável, acompanhado por alterações cognitivas e somáticas que afetam consideravelmente a capacidade funcional do indivíduo. O que os diferencia entre si, além dos especificadores, são a duração, momento ao longo da vida em que ocorre (timing) e etiologia presumida (2).”
c) Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos, sem perturbações comportamentais relacionadas.
Errado. Nos transtornos de ansiedade há, sim, perturbações comportamentais relacionadas.
d) Um possível critério diagnóstico da fobia específica, um dos transtornos fóbicos, que são transtornos de ansiedade, encontra-se no medo e na ansiedade acentuados acerca de situações sociais em que o indivíduo seja exposto à avaliação de outras pessoas.
Errado. Esse é um critério da fobia social.
e) O transtorno de estresse pós-traumático pode ocorrer a partir dos seis anos de idade, e seus sintomas geralmente se manifestam dentro dos primeiros três meses após o trauma, embora possa haver um atraso.
Errado. O TEPT pode ocorrer em qualquer idade a partir do primeiro ano de vida. Os sintomas geralmente se manifestam dentro dos primeiros três meses depois do trauma, embora possa haver um atraso de meses, ou até anos, antes de os critérios para o diagnóstico serem atendidos. O que muda antes dos seis anos de idade para depois são os critérios diagnósticos.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário