A questão da normalidade em Psicopatologia é também problema de toda a medicina e psicologia clínica. Diante disso, avalie as seguintes afirmativas de acordo com o contexto histórico e marque a alternativa correta.
1- No século XIX, usava-se o termo “alienação”, oriundo do direito.
2- No século XX, passou-se a usar o termo “doença mental”.
3- Nas últimas décadas passou-se a usar o termo “transtorno mental” a partir dos sistemas diagnósticos CID e DSM.
É verdadeiro o que se afirma em:
- A) 1 apenas.
- B) 1, 2 e 3.
- C) 1 e 2 apenas.
- D) 3 apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 1, 2 e 3.
A questão da normalidade em Psicopatologia é também problema de toda a medicina e psicologia clínica. Diante disso, avalie as seguintes afirmativas de acordo com o contexto histórico e marque a ALTERNATIVA CORRETA.
Base teórica para a compreensão
Para a análise das alternativas apresentadas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar o recorte textual a seguir, extraído da publicação de Dalgalarrondo (2019, p.50), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“O conceito de normalidade em psicopatologia também implica a própria definição do que é saúde e doença/transtorno mental. Os próprios termos levantam discussão. No século XIX, usava-se o termo “alienação”, oriundo do direito; no século XX, passou-se a usar o termo “doença mental”; e, nas últimas décadas, com os sistemas diagnósticos Classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID) e Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM) ganhando protagonismo, passou-se a usar o termo “transtorno mental”.”
Análise das alternativas
Considerando a requisição contida no enunciado, destaca-se que TODAS AS ASSERTIVAS ENCONTRAM CORRESPONDÊNCIA com o que menciona a literatura supracitada de Dalgalarrondo (2019). Com base nisto, ratifica-se que dos itens mencionados, é verdadeiro o que se afirma em “1, 2 e 3”, portanto, o GABARITO da questão encontra-se na LETRA “B”.
_______________
Fonte consultada:
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Deixe um comentário