Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da Esquizofrenia leia as afirmativas abaixo:

I– A esquizofrenia é o principal transtorno psicótico, caracterizado como uma síndrome que provoca distúrbios da linguagem, pensamento, percepção, atividade social, afeto e vontade.

II– É mais comum em jovens, no final da adolescência, apesar de poder surgir ao longo de alterações outras idades, e alguns dos sinais e sintomas mais comuns são alucinações, alterações do comportamento, delírios, pensamento desorganizado, do movimento ou afeto superficial, por exemplo.

III– Apesar de não se saber exatamente a causa da esquizofrenia, sabe-se que está relacionada a alterações genéticas que provocam defeitos nos sistemas neurotransmissores do cérebro, e que pode ser hereditária.

IV) A esquizofrenia causa alta instabilidade emocional, com intolerância de ficar sozinho e mudanças de atitude súbitas e de forma impulsiva

Assinale a alternativa CORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) I, II e III.

Gabarito Letra C

Certo! A esquizofrenia pode alterar todas essas funções.

 

 Certo! Os sintomas da esquizofrenia costumam começar a surgir no fim da adolescência.

“A esquizofrenia é o principal transtorno psicótico, caracterizado como uma síndrome que provoca distúrbios da linguagem, pensamento, percepção, atividade social, afeto e vontade.

Este transtorno é mais comum em jovens, no final da adolescência, mas pode surgir em outras idades, e alguns dos sinais e sintomas mais comuns são alucinações, alterações do comportamento, delírios, pensamento desorganizado, alterações do movimento ou afeto superficial, por exemplo. 

 

 Certo! É identificado que a esquizofrenia tem um componente hereditário.

 “Uma segunda área de interesse para os cientistas que investigam a causa da esquizofrenia é a observação de uma deficiência na estimulação dos receptores de dopamina D 1 , no córtex pré- .frontal (Howes & Kapur, 2009). Embora alguns locais de dopamina possam ser excessivamente ativos (por exemplo, estriatal D,), um segundo tipo de local de dopamina na parte do cérebro que utilizamos para pensar e raciocinar (receptores pré-frontais D,) parece ser menos ativo e pode ser responsável por outros sintomas comuns na esquizofrenia. Conforme veremos neste capítulo, as pessoas com esquizofrenia apresentam déficits variados na seção pré-frontal do cérebro e essa área pode ser menos ativa em pessoas com esquizofrenia

 

 Errado. Por mais que seja possível encontrar pacientes esquizofrênicos com esses comportamentos, esses não são sintomas característicos da esquizofrenia.

 

Assim, apenas I, II e III estão corretos.

Gabarito Letra C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *