Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito do diagnóstico psicopatológico, considere as afirmativas e julgue se verdadeiro (V) ou falso (F).

 

I- Envolve uma relação dialética permanente entre o individual (aquele paciente específico), e o universal (categoria diagnóstica à qual essa pessoa pertence).

 

II– Os diagnósticos são ideias (constructos), fundamentais para o trabalho científico, para o conhecimento do mundo, mas não objetos reais e concretos.

 

III– O diagnóstico em psicopatologia acaba por rotular pessoas diferentes, permitindo e legitimando o poder médico, o controle social sobre o indivíduo.

 

IV– O diagnóstico em psicopatologia é o elemento principal e mais importante da prática psiquiátrica, se sobrepondo as singularidades de cada indivíduo.

 

assinale a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) I-V, II-V, III-F, IV-F

A respeito do diagnóstico psicopatológico, considere as afirmativas e julgue se verdadeiro (V) ou falso (F).

Essa questão está baseada no seguinte trecho do livro "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" de Dalgalarrondo:

"Discute-se muito sobre o valor e os limites do diagnóstico psiquiátrico. Pode-se identificar, inclusive, duas posições extremas. A primeira afirma que o diagnóstico em psiquiatria não tem valor algum, pois cada pessoa é uma realidade única e inclassificável. O diagnóstico psiquiátrico apenas serviria para rotular as pessoas diferentes, excêntricas, permitindo e legitimando o poder médico, o controle social sobre o indivíduo desadaptado ou questionador. Essa crítica é particularmente válida nos regimes políticos totalitários, quando se utilizou o diagnóstico psiquiátrico para punir e excluir pessoas dissidentes ou opositoras ao regime. A segunda, em defesa do diagnóstico psiquiátrico, sustenta que o valor e o lugar do diagnóstico em psiquiatria são absolutamente semelhantes ao valor e ao lugar do diagnóstico nas outras especialidades médicas. O diagnóstico, nessa visão, é o elemento principal e mais importante da prática psiquiátrica.


A posição deste autor é a de que, apesar de ser absolutamente imprescindível considerar os aspectos pessoais, singulares de cada indivíduo, sem um diagnóstico psicopatológico aprofundado não se pode nem compreender adequadamente o paciente e seu sofrimento, nem escolher o tipo de estratégia terapêutica mais apropriado.

(...)

Assim, há, no processo diagnóstico, uma relação dialética permanente entre o particular, individual (aquele paciente específico, aquela pessoa em especial), e o geral, universal (categoria diagnóstica à qual essa pessoa pertence). Portanto, não se deve esquecer: os diagnósticos são idéias (constructos), fundamentais para o trabalho científico, para o conhecimento do mundo, mas não objetos reais e concretos."

"Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

Com base nisso, as afirmativas que estão de acordo com o posicionamento de Dalgalarrondo são I e II.


I- Envolve uma relação dialética permanente entre o individual (aquele paciente específico), e o universal (categoria diagnóstica à qual essa pessoa pertence).

Portanto, encontramos a resposta na Letra D.

assinale a alternativa CORRETA:


a)  I-V, II-F, III-V, IV-F
b)  I- F, II-,V, III-F, IV-V
c)  I-F, II-F, III-V, IV-V
d)  I-V, II-V, III-F, IV-F

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *