A respeito dos distúrbios de memória que estão presentes em muitos quadros psicopatológicos, assinale a afirmativa correta.
- A) A Síndrome de Korsakoff se caracteriza pela perda da memória antiga, pela desorientação temporo‐espacial e pela presença de confabulação.
- B) No quadro de Alzheimer, o início é insidioso e a evolução costuma ser rápida.
- C) Os quadros depressivos apresentam, muitas vezes, comprometimento de memória que não costuma ser revertido, mesmo após o tratamento bem‐sucedido da depressão.
- D) O diagnóstico diferencial da síndrome demencial deve considerar os quadros de depressão, delirium e retardo mental.
- E) A evolução das demências vasculares é similar à evolução das demências degenerativas, como no quadro de Alzheimer.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O diagnóstico diferencial da síndrome demencial deve considerar os quadros de depressão, delirium e retardo mental.
Gabarito: Letra D
A respeito dos distúrbios de memória que estão presentes em muitos quadros psicopatológicos, assinale a afirmativa correta.
a) A Síndrome de Korsakoff se caracteriza pela perda da memória antiga, pela desorientação temporo‐espacial e pela presença de confabulação.
Errado. Essa síndrome é caracterizada pela perda da memória de fixação, e não da memória antiga, mais a desorientação temporoespacial e as confabulações.
b) No quadro de Alzheimer, o início é insidioso e a evolução costuma ser rápida.
Errado. A evolução costuma ser lenta.
c) Os quadros depressivos apresentam, muitas vezes, comprometimento de memória que não costuma ser revertido, mesmo após o tratamento bem‐sucedido da depressão.
Errado. Essas perdas são, sim, reversíveis.
“Transtorno depressivo produzindo déficit cognitivo transitório e funcionalmente derivável da alteração do humor. Denomina-se pseudodemência depressiva a perda de memória de pacientes deprimidos, secundária a déficit de atenção, concentração e motivação. As perdas de memória são revertidas após o tratamento exitoso da depressão.”
d) O diagnóstico diferencial da síndrome demencial deve considerar os quadros de depressão, delirium e retardo mental.
Certo! Veja:
“DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DA SÍNDROME DEMENCIAL
1. Transtorno depressivo produzindo déficit cognitivo transitório e funcionalmente derivável da alteração do humor. Denomina-se pseudodemência depressiva a perda de memória de pacientes deprimidos, secundária a déficit de atenção, concentração e motivação. As perdas de memória são revertidas após o tratamento exitoso da depressão.
2. O quadro de delirium (síndrome confusional aguda) também revela déficits cognitivos. Entretanto, nesse caso, há sempre alteração do nível de consciência, que está na base das alterações cognitivas do delirium.
3. Retardo mental leve ou moderado: quando não se tem a história clínica do paciente, pode-se cair no equívoco de atribuir as dificuldades cognitivas de um paciente com retardo mental congênito à síndrome demencial. Além disso, no retardo mental, as dificuldades cognitivas são mais homogêneas que nas demências. No indivíduo com retardo, não se observam “lampejos” de inteligência e função cognitiva normal, aspectos que podem ser detectados nos sujeitos com síndromes demenciais.”
e) A evolução das demências vasculares é similar à evolução das demências degenerativas, como no quadro de Alzheimer.
Errado. A evolução das demências degenerativas é insidiosa e homogênea, enquanto a das demências vasculares é “em escada”.
“Pode-se identificar, em alguns pacientes com demência vascular, história de ataques isquêmicos transitórios, com sinais e sintomas neurológicos focais. Esses pequenos infartos cerebrais são, geralmente, seguidos de comprometimento cognitivo progressivo. A evolução das demências vasculares, devido a esses períodos alternados de piora rápida e posterior estabilização, revela, com certa freqüência, o perfil de evolução do tipo “em escada”, diferindo, portanto, da evolução das demências degenerativas (Alzheimer, Pick, etc.), que apresentam evolução das perdas cognitivas mais insidiosa e homogênea (Quadro 37.1). Além disso, nas demências vasculares, são mais freqüentes algumas condições associadas à patologia vascular disseminada, como hipertensão arterial, sopro carotídeo, doença cardiovascular, diabete e dislipidemias”
Nosso gabarito é Letra D
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008
Deixe um comentário