A respeito dosestados depressivos, assinale a afirmativa correta.
- A) No esturpor depressivo, o paciente pode vir a falecer por complicações clínicas, como pneumonias.
- B) Na depressão agitada, o paciente pode apresentar alucinações com conteúdos de culpa.
- C) Na depressão psicótica aguda, o paciente permanece em estado de catalepsia.
- D) A distimia é um quadro de intensidade leve e remissão breve.
- E) Os quadros de depressão secundária costumam estar associados a situações de luto.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) No esturpor depressivo, o paciente pode vir a falecer por complicações clínicas, como pneumonias.
Análise das alternativas:
a) Correta. O estupor depressivo é um estado depressivo grave, no qual o paciente permanece dias na cama ou sentado, em estado de catalepsia (imóvel; em geral rígido), com negativismo que se exprime pela ausência de resposta às solicitações ambientais, geralmente em estado de mutismo, recusando alimentação, muitas vezes urinando e defecando no leito. O paciente pode, nesse estado, desidratar e vir a falecer por complicações clínicas (pneumonia, insuficiência pré-renal, etc). Portanto, esta alternativa será nossa resposta.
b) Incorreta. A depressão agitada ou ansiosa é a depressão com forte componente de ansiedade e inquietação psicomotora. O paciente queixa-se de angústia intensa associada aos sintomas depressivos. Ele não pára quieto, fica insone, irritado, desespera-se. Nos casos graves, há sério risco de suicídio. As alucinações são características da depressão psicótica, não da depressão agitada.
c) Incorreta. A depressão psicótica é uma depressão grave, na qual ocorrem, associados aos sintomas depressivos, um ou mais sintomas psicóticos, como delírio de ruína ou culpa, delírio hipocondríaco ou de negação de órgãos ou alucinações com conteúdos depressivos. No livro utilizado como referência para a questão, não foi considerado estado de catalepsia para tal transtorno. Logo, podemos descartar a alternativa.
d) Incorreta. A distimia trata-se de uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, muito duradoura. Os sintomas devem estar presentes de forma ininterrupta por, pelo menos, dois anos. Logo, este transtorno é de intensidade leve, porém não é de remissão breve.
e) Incorreta. A depressão secundária ou orgânica é uma síndrome depressiva causada ou fortemente associada a uma doença ou um quadro clínico somático, seja ele primariamente cerebral ou sistêmico. Síndromes e doenças como hipo ou hipertireoidismo, doença de Parkinson e acidentes vasculares cerebrais (AVCs) apresentam, com significativa freqüência, quadro depressivo que faz parte da própria condição patológica. Dessa forma, a depressão secundária não está associada a situações de luto.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
Deixe um comentário