A semiologia psicopatológica é o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. Porém, tal como a semiologia médica, a psicopatológica pode ser dividida em duas grandes subáreas: semiotécnica e semiogênese, ambas fundamentais ao estudo da psicopatologia. (Dalgalarrondo, 2019, cap. 1.) Considerando o trecho, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “Observação e coleta de sinais e sintomas, assim como da descrição de tais sintomas, concentra-se na entrevista direta com o paciente, seus familiares e demais pessoas com as quais convive.”
II. “Investigação da origem, dos mecanismos de produção, do significado e do valor diagnóstico e clínico dos sinais e sintomas.”
Assinale a alternativa correta.
- A) A afirmativa I é verdadeira e se refere à semiotécnica; a II é falsa em relação à semiogênese.
- B) A afirmativa I é falsa, mas a II é verdadeira ao descrever os procedimentos inerentes à semiogênse.
- C) As afirmativas I e II são verdadeiras e ambas se referem, respectivamente, à semiogênese e à semiotécnica.
- D) As afirmativas I e II são verdadeiras; a I refere-se à semiogênse e a II é complementar, se referindo à semiotécnica.
- E) As afirmativas I e II são verdadeiras; a I refere-se à semiotécnica e a II é complementar, se referindo à semiogênese.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) As afirmativas I e II são verdadeiras; a I refere-se à semiotécnica e a II é complementar, se referindo à semiogênese.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Divisões da Semiologia
A semiologia (tanto a médica como a psicopatológica) pode ser dividida em duas grandes subáreas: semiotécnica e semiogênese (Marques, 1970).
A semiotécnica refere-se a técnicas e procedimentos específicos de observação e coleta de sinais e sintomas, assim como à descrição de tais sintomas. No caso dos transtornos mentais, a semiotécnica concentra-se na entrevista direta com o paciente, seus familiares e demais pessoas com as quais convive. A coleta de sinais e sintomas requer a habilidade sutil em formular as perguntas mais adequadas para o estabelecimento de uma relação produtiva e a conseqüente identificação dos signos dos transtornos mentais. Aqui são fundamentais o “como” e o “quando” fazer as perguntas, assim como o modo de interpretar as respostas e a decorrente formulação de novas perguntas. Fundamental, sobretudo para a semiotécnica em psicopatologia, é a observação minuciosa, atenta e perspicaz do comportamento do paciente, do conteúdo de seu discurso e do seu modo de falar, da sua mímica, da postura, da vestimenta, da forma como reage e do seu estilo de relacionamento com o entrevistador, com outros pacientes e com seus familiares.
A semiogênese, por sua vez, é o campo de investigação da origem, dos mecanismos, do significado e do valor diagnóstico e clínico dos sinais e sintomas. Finalmente, alguns autores utilizam o termo propedêutica médica ou psiquiátrica para designar a semiologia. Propedêutica, de modo geral, é termo empregado em várias áreas do saber para designar o ensino prévio, os conhecimentos preliminares necessários ao início de uma ciência ou filosofia. Prefiro o termo semiologia à propedêutica, mas reconheço que a semiologia psicopatológica (como propedêutica) pode ser concebida como uma ciência preliminar, necessária a todo estudo psicopatológico e prática clínica psiquiátrica."Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com base nisso, nota-se que as duas afirmativas estão corretas.
Portanto, encontramos a resposta na Letra E.
Assinale a alternativa correta.
a) A afirmativa I é verdadeira e se refere à semiotécnica; a II é falsa em relação à semiogênese.
b) A afirmativa I é falsa, mas a II é verdadeira ao descrever os procedimentos inerentes à semiogênse.
c) As afirmativas I e II são verdadeiras e ambas se referem, respectivamente, à semiogênese e à semiotécnica.
d) As afirmativas I e II são verdadeiras; a I refere-se à semiogênse e a II é complementar, se referindo à semiotécnica.
e) As afirmativas I e II são verdadeiras; a I refere-se à semiotécnica e a II é complementar, se referindo à semiogênese.
Deixe um comentário