A Síndrome DADA (síndrome de degeneração, aversão, depressão e aceitação) é uma sequência de estágios
- A) que determinam o medo que os indivíduos enfrentam quando diante de um processo de mudança.
- B) pelos quais as organizações passam até terem seus objetivos estratégicos atingidos dentro de um novo cenário de mercado.
- C) por meio dos quais os indivíduos podem se mover ou nos quais podem ficar estagnados quando enfrentam uma mudança indesejada.
- D) que indicam baixa tolerância da empresa para planejar processos de mudança, mesmo em situações de crise.
- E) que determinam a diferença entre os objetivos corporativos e os anseios individuais dos colaboradores, frente à mudanças.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) por meio dos quais os indivíduos podem se mover ou nos quais podem ficar estagnados quando enfrentam uma mudança indesejada.
Segundo Hitt, Miller e Colella (2007):
Síndrome DADA, que foi traduzida para o português como Síndrome da Degeneração, Aversão, Depressão e Aceitação, é uma sequência de estágios por meio dos quais os indivíduos podem transitar ou ficar estáticos quando enfrentam uma mudança indesejável.
Originalmente, o termo foi cunhado em inglês, como mostra a figura a seguir:
A tradução ao pé da letra seria:
- NEGAÇÃO: ignorar possíveis mudanças. Foi colocado o termo "degeneração" para não ser necessária a mudança do acrônimo DADA.
- RAIVA: indivíduos vivenciando mudanças indesejáveis tornam-se raivosos perante elas. Aqui utilizou-se o termo "aversão" pelo mesmo motivo.
- DEPRESSÃO: indivíduos experimentam períodos de baixa motivação.
- ACEITAÇÃO: indivíduos aceitam a realidade da situação e tiram o melhor disso.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Na síndrome DADA o medo da mudança pode estar envolvido nos sentimentos de degeneração, aversão e depressão. No entanto, a aceitação não inclui este sentimento, ou seja, não são todos os estágios que o determinam.
b) Incorreta. Não são as organizações que passam por esses estágios, mas os indivíduos.
c) Correta. Conforme constatamos no início, esta alternativa é a única que apresenta a descrição correta da Síndrome DADA.
d) Incorreta. A Síndrome DADA não diz respeito ao comportamento da empresa, mas dos indivíduos.
e) Incorreta. Os estágios da síndrome são reações dos indivíduos às mudanças e não estão relacionados aos objetivos das empresas.
Hitt, Miller e Colella. Comportamento Organizacional. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007
Deixe um comentário