Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Acerca das psicopatologias, considere as seguintes frases:

I. A psicopatologia deve considerar o indivíduo em seu conjunto, contextualizando-o no ambiente em que está inserido.

II. O diagnóstico de uma psicopatologia é feito a partir de critérios catalogados em manuais que contém os sintomas que possam enquadrar o indivíduo com determinado transtorno mental.

Assinale a alternativa correta:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) I e II são verdadeiras.

Gabarito Letra C

Certo! É fundamental que o indivíduo seja considerado como um todo, em seu contexto social, político, econômico e cultural, uma vez que alguns comportamentos podem ser considerados psicopatológicos em determinado contexto e não em outros.

 

Certo! Esse é um tipo de diagnóstico que pode ser estabelecido, o diagnóstico nosológico, que usa manuais como o DSM e o CID.

“Noso, do grego, significa doença. O diagnóstico nosológico baseia-se na anamnese e nos exames psíquico, físico e complementares. O diagnóstico de uma doença pode seguir o modelo categorial ou o dimensional. De acordo com o primeiro, adotado pela CID-10 e pelo DSM-5, as doenças se distinguem da saúde e entre si: a categoria esquizofrenia é qualitativamente diferente da categoria transtornos do humor e da normalidade. Já segundo o modelo dimensional, haveria um continuum entre a saúde e a doença, a diferença entre ambas seria quantitativa. Uma classificação nosográfica é baseada ou nos sintomas, ou então na etiologia. Esta segunda opção é considerada a ideal, já que, de acordo com o conceito clássico, uma doença possui causas, alterações estruturais e funcionais, e história natural conhecidas. Causa é qualquer coisa que aumente a probabilidade de uma doença; pode ser necessária e suficiente, necessária mas não suficiente, ou nem necessária nem suficiente. Como o conhecimento a respeito da etiologia das doenças mentais é bastante limitado, o diagnóstico psiquiátrico é baseado na sintomatologia, o que o torna pouco válido e pouco fidedigno. O termo transtorno, encontrado na CID-10 e no DSM-5 para designar as entidades nosológicas, é bastante impreciso: é mais específico que síndrome, mas não representa doença. O DSM-5 caracteriza-se por uma abordagem descritiva, não baseada em inferências teóricas, e por critérios operacionais para o diagnóstico. Até o DSM-IV, incluía-se uma avaliação multiaxial, que tentava contemplar as abordagens sintomatológica e etiológica: eixo I – transtornos mentais; eixo II – transtornos da personalidade e do desenvolvimento; eixo III – distúrbios físicos; eixo IV – estressores psicossociais; eixo V – o mais alto nível de funcionamento adaptativo no ano anterior”

 

Assim,  I e II são verdadeiras.

Nosso gabarito é  Letra C

Fonte: Cheniaux Junior, Elie, 1965 Manual de psicopatologia / Elie Cheniaux. - 5. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *