Acerca do transtorno do estresse pós-traumático, assinale a alternativa incorreta.
- A) Pessoas com transtorno do estresse pós-traumático são mais propensas a evitar situações que percebam como potencialmente ameaçadoras.
- B) Os sintomas do estresse pós-traumático incluem personalização, entorpecimento, amnésia dissociativa e hipervigilância.
- C) Uma experiência traumática não tem “causalidade” biológica, pois se trata de um evento externo que afeta o indivíduo.
- D) Tecnicamente, o transtorno do estresse pós-traumático é atribuído a indivíduos que vivenciaram sintomas de transtorno de estresse agudo por mais de um mês.
- E) Os sintomas do transtorno do estresse pós-traumático e de transtornos relacionados a ele podem persistir por muitos anos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Os sintomas do estresse pós-traumático incluem personalização, entorpecimento, amnésia dissociativa e hipervigilância.
Acerca do transtorno do estresse pós-traumático, assinale a alternativa incorreta.
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"TRANSTORNO DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT)
Transtorno de ansiedade no qual o indivíduo vivencia diversos sintomas angustiantes por mais de um mês após um evento traumático, como revivência do acontecimento traumático, esquiva de lembretes do trauma, entorpecimento da responsividade geral e excitação aumentada.
Os acontecimentos que podem causar transtorno de estresse agudo podem levar ao transtorno de mais longa duração conhecido como transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Tecnicamente, se o indivíduo vivenciar sintomas de transtorno de estresse agudo por mais de um mês, é atribuído o diagnóstico de TEPT. Além disso, este envolve mudanças negativas na cognição, incluindo perda de memória para o evento, autoculpa excessiva, distanciamento dos outros e incapacidade de vivenciar emoções positivas. Alguns pacientes buscam o álcool para fugir dessa síndrome ou outras drogas.
De um ponto de vista psicológico, pessoas com TEPT têm um estilo de processamento de informação tendencioso que, devido ao trauma que vivenciaram, faz sua atenção inclinar-se a sinais potencialmente ameaçadores. Portanto, elas são mais propensas a se sentir sob ameaça e também a evitar situações que percebam como potencialmente ameaçadoras (Huppert, Foa, McNally, & Cahill, 2009).
Sintomas: Os sintomas de TEPT e transtornos relacionados, como depressão, podem persistir por muitos anos. Normalmente os indivíduos que vivencia sintomas de TEPT relatam que ele vem junto a outros sintomas como o transtornos de ansiedade (não incluindo TEPT), transtornos depressivos e transtornos por uso de substância.
Como resultado do trauma, os indivíduos são incapazes de diferenciar situações relativamente inofensivas (como fogos de artifício) daquelas nas quais o trauma real ocorreu (combate). Eles continuam a revivenciar o evento com excitação aumentada e esquiva do trauma.
TRANSTORNOS ASSOCIADOS:
TRANSTORNO DO ESTRESSE AGUDO
Transtorno de ansiedade que se desenvolve após um evento traumático e dura por até um mês com sintomas como despersonalização, entorpecimento, amnésia dissociativa, ansiedade intensa, hipervigilância e prejuízo do funcionamento diário."
Fonte: "Transtornos de Ansiedade" (Faculdade Sapiens)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra B.
a) Pessoas com transtorno do estresse pós-traumático são mais propensas a evitar situações que percebam como potencialmente ameaçadoras.
b) Os sintomas do estresse pós-traumático incluem personalização, entorpecimento, amnésia dissociativa e hipervigilância.
c) Uma experiência traumática não tem “causalidade” biológica, pois se trata de um evento externo que afeta o indivíduo.
d) Tecnicamente, o transtorno do estresse pós-traumático é atribuído a indivíduos que vivenciaram sintomas de transtorno de estresse agudo por mais de um mês.
e) Os sintomas do transtorno do estresse pós-traumático e de transtornos relacionados a ele podem persistir por muitos anos.
Deixe um comentário