Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ainda considerando o caso clínico hipotético 8A03 e também a psicopatologia, a avaliação psicológica, as técnicas de entrevista e o manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-5 TR), julgue o item a seguir.

Ansiedade, depressão, fadiga, aumento do apetite e pensamentos suicidas são alguns efeitos possíveis caso Diógenes mantenha o uso prolongado da substância referida por ele.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

   

 

Ansiedade, depressão, fadiga, aumento do apetite e pensamentos suicidas são alguns efeitos possíveis caso Diógenes mantenha o uso prolongado da substância referida por ele.

 

Segundo o DSM-V, esses são sintomas que estão presentes na abstinência, ou seja, quando o paciente cessa o uso de estimulantes. Observe:

   

"Abstinência de Estimulantes

 

Características Diagnósticas

 

A característica essencial da abstinência de estimulantes é a presença de uma síndrome de abstinência típica que se desenvolve no prazo de algumas horas a vários dias após a interrupção (ou redução acentuada) do uso de estimulantes (geralmente de altas doses) prolongado (Critério A). A síndrome de abstinência caracteriza-se pelo desenvolvimento de humor disfórico acompanhado por duas ou mais das seguintes alterações fisiológicas: fadiga, sonhos vividos e desagradáveis, insônia ou hipersonia, aumento do apetite e retardo ou agitação psicomotora (Critério B). Bradicardia costuma estar presente e é uma medida confiável de abstinência de estimulantes.

(...)

Características Associadas que Apoiam o Diagnóstico


Sintomas agudos de abstinência ("repé") costumam ser observados após períodos de uso repetitivo de altas doses e caracterizam-se por sensações intensas e desagradáveis de lassidão e depressão e de aumento do apetite, geralmente exigindo vários dias de repouso e recuperação.


Podem ocorrer sintomas depressivos com ideação ou comportamento suicida, que costumam ser os problemas mais graves observados durante o "repé" ou outras formas de abstinência de estimulantes. A maioria dos indivíduos com transtorno por uso de estimulantes passa por uma síndrome de abstinência em algum momento, e praticamente todos com o transtorno relatam tolerância."

 

Fonte: DSM-V

  

Assertiva Correta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *