Alexandra, 3 anos, foi levada por sua mãe, Rebeca, para o hospital, pois teria apresentado sonolência excessiva, dor abdominal e sangramentos nasais. Após cuidadosa avaliação e acompanhamento da criança, verificou-se que a mãe da menina estaria injetando medicamentos na filha, que foram a razão do surgimento dos sintomas de Alexandra.
A dinâmica em análise é compatível com os sintomas de:
- A) depressão;
- B) psicose puerperal;
- C) síndrome de Münchausen por procuração;
- D) esquizofrenia;
- E) síndrome de Münchausen.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) síndrome de Münchausen por procuração;
Gabarito Letra C
a) depressão;
Errado. Nem Alexandra nem Rebeca apresentam, no relato, sintomas de depressão, a saber, humor deprimido e/ou perda quase completa do interesse ou prazer em atividades.
b) psicose puerperal;
Errado. Alem de Rebeca não estar mais no puerpério, ela não tem sintomas compatíveis com um quadro de psicose.
c) síndrome de Münchausen por procuração;
Certo! No transtorno factício imposto a outros (outro nome para a síndrome de Münchausen por procuração) um dos genitores simula ou gera sintomas na criança.
“A síndrome de Munchausen por procuração é um tipo de abuso infantil, em que um dos pais, geralmente a mãe, simula sinais e sintomas na criança, com a intenção de chamar atenção pra si. Como consequência, a vítima é submetida a repetidas internações e exposição a exames e tratamentos potencialmente perigosos e desnecessários, gerando sequelas psicológicas e físicas, podendo levar a morte.”
d) esquizofrenia;
Errado. Também não há sintomas de esquizofrenia, nem de Rebeca nem de Alexandra.
e) síndrome de Münchausen.
Errado. Na síndrome de Münchausen a pessoa gera ou simula os sintomas em si mesma.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Síndrome de Munchausen por Procuração: quando a mãe adoece o filho. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/ccs/sindrome_munchausen_procuracao.pdf
Deixe um comentário