Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em consideração os conceitos DSM-5 (2014) sobre Transtorno por Uso de Cannabis.

 

( ) A maioria das pessoas que desenvolvem um transtorno por uso de Cannabis em geral estabelece um padrão de consumo que não aumenta nem em frequência, nem em quantidade, mantendo-se estável.

 

( ) Entre os fatores de risco para Transtorno por Uso de Cannabis, estão inclusos fracasso acadêmico, tabagismo, situação familiar instável ou violenta e baixo nível socioeconômico.

 

( ) O início precoce do uso de Cannabis (por exemplo, antes dos 15 anos de idade) é um preditor robusto para o desenvolvimento do Transtorno por Uso de Cannabis e outros tipos de transtornos por uso de substância e transtornos mentais durante o início da idade adulta.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) F – V – V.

 

Gabarito Letra C


(F) A maioria das pessoas que desenvolvem um transtorno por uso de Cannabis em geral estabelece um padrão de consumo que não aumenta nem em frequência, nem em quantidade, mantendo-se estável.

Falso! Pelo contrário, o padrão de consumo geralmente aumenta em frequência e quantidade.

“Geralmente, o transtorno por uso de Cannabis desenvolve-se no decorrer de um longo período, embora a progressão possa ser mais rápida em adolescentes, sobretudo entre os que apresentam problemas globais da conduta. A maioria das pessoas que desenvolvem um transtorno por uso de Cannabis em geral estabelece um padrão de consumo que aumenta gradualmente tanto em frequência quanto em quantidade. Cannabis, em conjunto com tabaco e álcool, é tradicionalmente a primeira substância experimentada por adolescentes. Muitos veem seu uso como menos prejudicial do que o uso de álcool ou de tabaco, e essa percepção provavelmente contribui para o aumento do consumo.”

 

(V) Entre os fatores de risco para Transtorno por Uso de Cannabis, estão inclusos fracasso acadêmico, tabagismo, situação familiar instável ou violenta e baixo nível socioeconômico.

Verdadeiro. Vamos relembrar todos os fatores de risco:

“Temperamentais. História de transtorno da conduta na infância ou adolescência e de transtorno da personalidade antissocial é fator de risco para o desenvolvimento de vários transtornos relacionados a substâncias, incluindo transtornos relacionados a Cannabis. Outros fatores de risco incluem transtornos externalizantes ou internalizantes durante a infância ou adolescência. Jovens com pontuação elevada de desinibição comportamental mostram transtornos por uso de substância com início precoce, incluindo transtorno por uso de Cannabis, envolvimento com múltiplas substâncias e problemas precoces de conduta.

Ambientais. Fatores de risco incluem fracasso acadêmico, tabagismo, situação familiar instável ou violenta, uso de Cannabis por familiares imediatos, história familiar de transtorno por uso de substância e baixo nível socioeconômico. Como ocorre com todas as substâncias de abuso, a facilidade de acesso à substância consiste em fator de risco; Cannabis é relativamente fácil de se obter na maioria das culturas, o que aumenta o risco de desenvolver um transtorno relacionado a seu uso.

Genéticos e fisiológicos. Influências genéticas contribuem para o desenvolvimento de transtornos por uso de Cannabis. Fatores hereditários contribuem de 30 a 80% para a variância total no risco de transtorno por uso de Cannabis. Deve-se notar que as influências genéticas comuns e as influências ambientais compartilhadas entre os transtornos por uso de Cannabis e outros tipos de transtornos por uso de substâncias sugerem uma base genética comum para o uso de substâncias e problemas de conduta na adolescência.”

 

(V) O início precoce do uso de Cannabis (por exemplo, antes dos 15 anos de idade) é um preditor robusto para o desenvolvimento do Transtorno por Uso de Cannabis e outros tipos de transtornos por uso de substância e transtornos mentais durante o início da idade adulta.

Verdadeiro.

“O início precoce do uso de Cannabis (p. ex., antes dos 15 anos de idade) é um preditor robusto de desenvolvimento do transtorno por uso de Cannabis e outros tipos de transtornos por uso de substância e transtornos mentais durante o início da idade adulta. Um início tão precoce provavelmente está relacionado a outros problemas externalizantes concomitantes, em especial sintomas de transtorno da conduta. Contudo, o início precoce também é um indicador de problemas internalizantes e, como tal, provavelmente reflete um fator de risco geral para o desenvolvimento de transtornos de saúde mental.”

 

Assim, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é F V V.

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 15 de agosto de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *