Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as afirmativas sobre as vivências do tempo e do espaço e suas alterações colocando entre parênteses a letra “V’, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

 

(   ) A passagem do tempo é percebida de forma lenta e vagarosa nos estados depressivos.

 

(   ) Há, na Mania, um ritmo psíquico acelerado denominado bradipsiquismo.

 

(   ) Nas intoxicações por cocaína pode ocorrer ilusões sobre a duração do tempo, parecendo estar muito veloz ou extremamente lento.

 

(   ) Nos estados de êxtase há uma perda das fronteiras entre o passado e o presente.

 

(   ) Nos indivíduos com agorafobia, o espaço externo é percebido como perigoso e assustador.

 

Resposta:

A alternativa correta é letra D) V - F - V - F - V

Gabarito Letra D

 

(V) A passagem do tempo é percebida de forma lenta e vagarosa nos estados depressivos.

Verdadeiro!

“De modo geral, a passagem do tempo é percebida como lenta e vagarosa nos estados depressivos, e rápida e acelerada nos estados maníacos”

 

(F) Há, na Mania, um ritmo psíquico acelerado denominado bradipsiquismo.

Falso. Na mania há o taquipsiquismo.

“O ritmo psíquico também é oposto nesses dois transtornos: na mania, há taquipsiquismo geral, com aceleração de todas as funções psíquicas (pensamento, psicomotricidade, linguagem, etc.), e, na depressão, ocorre bradipsiquismo, com lentificação de todas as atividades mentais”

 

(V) Nas intoxicações por cocaína pode ocorrer ilusões sobre a duração do tempo, parecendo estar muito veloz ou extremamente lento.

Verdadeiro!

Ilusão sobre a duração do tempo - Trata-se da deformação acentuada da percepção da duração temporal. Ocorre, sobretudo, nas intoxicações por alucinógenos ou psicoestimulantes (cocaína, anfetamina, etc.), nas fases agudas e iniciais das psicoses e em situações emocionais especiais e intensas. Ocorre também quando são recebidas, por exemplo, muitas informações novas; o tempo pode parecer transcorrer de modo extremamente veloz ou comprimido, ou de forma muito lenta e dilatada.” 

 

(F) Nos estados de êxtase há uma perda das fronteiras entre o passado e o presente.

Falso. A perda de fronteiras no estado de êxtase é entre o eu e o mundo.

“No estado de êxtase, há perda das fronteiras entre o eu e o mundo exterior. Nesse caso (que também pode ser classificado como transtorno da consciência do eu), o sujeito sente como se estivesse fundido ao mundo exterior (López Ibor, 1957).”

 

(V) Nos indivíduos com agorafobia, o espaço externo é percebido como perigoso e assustador.

Verdadeiro! Veja outras anormalidades na vivência do espaço:

“A vivência do espaço no indivíduo em estado maníaco é a de um espaço extremamente dilatado e amplo, que invade o das outras pessoas. O maníaco desconhece as fronteiras espaciais e vive como se todo o espaço exterior fosse seu. Esse espaço não oferece resistências ao seu eu. Nos quadros depressivos, o espaço exterior pode ser vivenciado como muito encolhido, contraído, escuro e pouco penetrável pelo indivíduo e pelos outros. O indivíduo com quadro paranóide vivencia o seu espaço interior como invadido por aspectos ameaçadores, perigosos e hostis do mundo. O espaço exterior é, em princípio, invasivo, fonte de perigos e ameaças. No caso do indivíduo com agorafobia, o espaço exterior é percebido como sufocante, pesado, perigoso e potencialmente aniquilador.”

 

Assim, a sequência correta é V F V F V

Nosso Gabarito é Letra D

 

Referência

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *