Analise as assertivas a seguir e julgue V para verdadeiro e F para falso.
( ) Distúrbio de personalidade antissocial também conhecido como psicopatia, sociopatia ou distúrbio de personalidade dissociativa. Manifestado por um padrão geral de desconsideração ou violação dos direitos dos outros, o que começa na infância ou na pré-adolescência e continua até a fase adulta.
( ) Distúrbio de personalidade narcísica caracterizado por sentimentos de grandeza, necessidade de admiração e falta de empatia, com crise no início da fase adulta e presente em uma variedade de contextos.
( ) Distúrbio de personalidade paranoica caracterizado por uma preocupação desordenada em ser desaprovado, rejeitado socialmente ou criticado. O indivíduo sofre com sentimentos crônicos de inadequação e é hipersensível a avaliações negativas de outros.
A sequência correta é:
- A) V; V; V.
- B) F; F; F.
- C) V; F; F.
- D) V; F; V.
- E) V; V; F.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) V; V; F.
Gabarito Letra E
Analise as assertivas a seguir e julgue V para verdadeiro e F para falso.
(V) Distúrbio de personalidade antissocial também conhecido como psicopatia, sociopatia ou distúrbio de personalidade dissociativa. Manifestado por um padrão geral de desconsideração ou violação dos direitos dos outros, o que começa na infância ou na pré-adolescência e continua até a fase adulta.
Verdadeiro. Os comportamentos podem surgir na infância, mas o diagnóstico só pode ser feito a partir dos 18 anos de idade.
“Para Hare (1973), a psicopatia representa uma desordem de personalidade dissociativa, antissocial ou sociopática, ou seja, uma forma específica de distúrbio de personalidade. Ballone (2008) sustenta que a psicopatia não é uma enfermidade mental porque as doenças desse grupo estão bem delimitadas. Além disso, os doentes mentais não têm consciência de seus atos por não possuírem compreensão da realidade, já que sofrem, em sua maioria, processos de alucinação. Os psicopatas, ao contrário, compreendem a realidade, mas não conseguem evitar a prática de certos atos, como se sua razão fosse sufocada pela sua emoção. Na Classificação Internacional de Doenças, a psicopatia está inserida no grupo da Personalidade Dissocial (Código F60.2), que é a perturbação da personalidade que se caracteriza pelo desprezo social e total ausência de empatia para com terceiros. (...)
Ainda que alguns indivíduos apresentem características que levantem suspeitas desde a infância de que mais tarde venham a desenvolver algum transtorno, para a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, somente se pode falar em psicopatia a partir dos 18 (dezoito) anos de idade, pois é quando as características mais específicas se tornam mais frequente.”
(V) Distúrbio de personalidade narcísica caracterizado por sentimentos de grandeza, necessidade de admiração e falta de empatia, com crise no início da fase adulta e presente em uma variedade de contextos.
Verdadeiro. O DSM-V descreve a personalidade narcisista como um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.
(F) Distúrbio de personalidade paranoica caracterizado por uma preocupação desordenada em ser desaprovado, rejeitado socialmente ou criticado. O indivíduo sofre com sentimentos crônicos de inadequação e é hipersensível a avaliações negativas de outros.
Falso. A personalidade é paranoide, não paranoica.
A sequência correta é V V F
Gabarito Letra E
Fonte: http://noosfero.ucsal.br/articles/0003/1603/evelyn-costa-laranjeiras-borges.pdf

Deixe um comentário