Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em conta as características do Transtorno da Linguagem, conforme o DSM-V.
( ) História familiar positiva para transtornos de linguagem costuma estar presente, como uma característica associada que apoia o diagnóstico.
( ) O Transtorno da Linguagem, em particular as deficiências expressivas, pode ser comórbido com Transtorno da Fala.
( ) Os transtornos da linguagem são muito pouco herdáveis, e membros da família não têm maior propensão a apresentar história de prejuízo na linguagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) F – V – V.
- B) V – F – F.
- C) F – F – V.
- D) V – V – F.
- E) V – F – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V – V – F.
Gabarito: Letra D
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em conta as características do Transtorno da Linguagem, conforme o DSM-V.
(V) História familiar positiva para transtornos de linguagem costuma estar presente, como uma característica associada que apoia o diagnóstico.
Verdadeiro. O DSM traz essa informação no tópico “características associadas que apoiam o diagnóstico”, veja:
“História familiar positiva para transtornos da linguagem costuma estar presente. As pessoas, inclusive as crianças, podem optar por uma acomodação a seus limites linguísticos. Podem parecer tímidas ou reticentes em falar. Os indivíduos afetados podem preferir comunicar-se somente com membros da família ou com outras pessoas conhecidas. Ainda que tais indicadores sociais não diagnostiquem um transtorno da linguagem, se perceptíveis e persistentes, justificam encaminhamento para uma avaliação completa da linguagem. O transtorno da linguagem, em particular as deficiências expressivas, pode ser comórbido com transtorno da fala.”
(V) O Transtorno da Linguagem, em particular as deficiências expressivas, pode ser comórbido com Transtorno da Fala.
Verdadeiro. Essa informação também está no mesmo tópico apresentado no item anterior.
(F) Os transtornos da linguagem são muito pouco herdáveis, e membros da família não têm maior propensão a apresentar história de prejuízo na linguagem.
Falso. Pelo contrário, os transtornos da linguagem são altamente herdáveis.
“Crianças com prejuízos na linguagem receptiva têm pior prognóstico que aquelas em que predominam prejuízos expressivos. São mais resistentes ao tratamento, e dificuldades de compreensão da leitura são frequentemente observadas. Genéticos e fisiológicos. Os transtornos da linguagem são altamente herdáveis, e membros da família têm maior propensão a apresentar história de prejuízo na linguagem.”
Assim, a sequência correta é VVF
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
Deixe um comentário