Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as seguintes descrições: (a) a pessoa persistentemente fracassa em situações sociais específicas nas quais existe a expectativa para tal (p. ex., na escola), apesar de falar em outras situações; (b) a pessoa possui um medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação no caso, de alturas; (c) a pessoa é temerosa, ansiosa ou se esquiva de interações e situações sociais, que envolvem a possibilidade de ser avaliada. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), essas pessoas apresentam:

Resposta:

A alternativa correta é letra B)  (a) Mutismo Seletivo; (b) Fobia Específica; (c) Fobia Social.

 
 

Analise as seguintes descrições: (a) a pessoa persistentemente fracassa em situações sociais específicas nas quais existe a expectativa para tal (p. ex., na escola), apesar de falar em outras situações; (b) a pessoa possui um medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação no caso, de alturas; (c) a pessoa é temerosa, ansiosa ou se esquiva de interações e situações sociais, que envolvem a possibilidade de ser avaliada. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), essas pessoas apresentam:

 
 

DMS-5 _ Critérios Diagnósticos para os Transtornos elencados

 

Mutismo Seletivo

 

A. Fracasso persistente para falar em situações sociais específicas nas quais existe a expectativa para tal (p. ex., na escola), apesar de falar em outras situações.

B. A perturbação interfere na realização educacional ou profissional ou na comunicação social.

C. A duração mínima da perturbação é um mês (não limitada ao primeiro mês de escola).

D. O fracasso para falar não se deve a um desconhecimento ou desconforto com o idioma exigido pela situação social. E. A perturbação não é mais bem explicada por um transtorno da comunicação (p. ex., transtorno da fluência com início na infância) nem ocorre exclusivamente durante o curso de transtorno do espectro autista, esquizofrenia ou outro transtorno psicótico.

Fobia Específica

A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação (p. ex., voar, alturas, animais, tomar uma injeção, ver sangue). Nota: Em crianças, o medo ou ansiedade pode ser expresso por choro, ataques de raiva, imobilidade ou comportamento de agarrar-se.

B. O objeto ou situação fóbica quase invariavelmente provoca uma resposta imediata de medo ou ansiedade.

C. O objeto ou situação fóbica é ativamente evitado ou suportado com intensa ansiedade ou sofrimento.

D. O medo ou ansiedade é desproporcional em relação ao perigo real imposto pelo objeto ou situação específica e ao contexto sociocultural.

E. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente com duração mínima de seis meses.

F. O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

G. A perturbação não é mais bem explicada pelos sintomas de outro transtorno mental, incluindo medo, ansiedade e esquiva de situações associadas a sintomas do tipo pânico ou outros sintomas incapacitantes

Fobia Social

A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas.

B. O indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente

C. As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade. Nota: Em crianças, o medo ou ansiedade pode ser expresso chorando, com ataques de raiva, imobilidade, comportamento de agarrar-se, encolhendo-se ou fracassando em falar em situações sociais.

D. As situações sociais são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade.

E. O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural.

F. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses.

G. O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

H. O medo, ansiedade ou esquiva não é consequência dos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de outra condição médica.

I. O medo, ansiedade ou esquiva não é mais bem explicado pelos sintomas de outro transtorno mental, como transtorno de pânico, transtorno dismórfico corporal ou transtorno do espectro autista. J. Se outra condição médica (p. ex., doença de Parkinson, obesidade, desfiguração por queimaduras ou ferimentos) está presente, o medo, ansiedade ou esquiva é claramente não relacionado ou é excessivo.

  
 

a)  (a) Fobia Social; (b) Transtorno da Personalidade Evitativa; (c) Transtorno da Ansiedade Generalizada.

INCORRETA. As principais características de ambos transtornos mencionados nesta alternativa e que não correspondem aos descritores do enunciado, segundo o DSM-5 (2014) são:

Transtorno da Personalidade Evitativa:

A característica essencial do transtorno da personalidade evitativa é um padrão difuso de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos”

Transtorno da Ansiedade Generalizada

As características essenciais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva) acerca de diversos eventos ou atividades. A intensidade, duração ou frequência da ansiedade e preocupação é desproporcional à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado”

  

b)  (a) Mutismo Seletivo; (b) Fobia Específica; (c) Fobia Social.

CORRETA. Os descritores elencados identificam os Transtornos mencionados na alternativa de maneira respectiva, portanto, opção VERDADEIRA.

  

c)  (a) Fobia Específica; (b) Mutismo Seletivo; (c) Fobia Social.

INCORRETA. O erro do item foi apenas inverter a ordem do Transtornos elencados.

 

d)  (a) Mutismo seletivo; (b) Claustrofobia; (c) Fobia Social.

INCORRETA. Claustrofobia é o medo a lugares fechados.

 

e)  (a) Fobia Social; (b) Mutismo Seletivo; (c) Transtorno da Personalidade Evitativa.

INCORRETA. Vide a descrição para este Transtorno na alternativa “A”.

________________

Fonte consultada:

Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *