Analise o caso abaixo.
Identificação: Ivone, 32 anos, divorciada, sem filhos, nível superior. História de trabalho e relações com o desenvolvimento de sinais e sintomas: trabalha, nos últimos 8 anos, em uma grande empresa de petróleo como engenheira e aponta os seguintes problemas: insatisfação com o trabalho embarcado (fica 15 dias embarcada e 15 dias em casa); muita cobrança em relação às metas; jornada de trabalho de mais de 8 horas por dia durante o período embarcado e dificuldades de trabalhar, sendo a única mulher da equipe.
Quadro clínico: apresentou dificuldade de conciliar o sono, por cerca de duas semanas, queda na satisfação com o trabalho e desinteresse por atividades externas ao mesmo; experimentou fadiga aumentada e não conseguiu descansar nem no período em que não esteve trabalhando; relatou também que, durante o período, não tinha muito apetite.
Considerando os dados fornecidos acima e, de acordo com os padrões estabelecidos pelo CID-10, a funcionária em questão apresenta sintomas relativos a
- A) hipomania.
- B) transtorno depressivo recorrente.
- C) neurastenia.
- D) transtorno de ansiedade generalizada.
- E) episódio depressivo leve.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) episódio depressivo leve.
Gabarito Letra E
Considerando os dados fornecidos acima e, de acordo com os padrões estabelecidos pelo CID-10, a funcionária em questão apresenta sintomas relativos a
a) hipomania.
Errado. A hipomania envolve elação do humor, que Ivone não apresenta.
b) transtorno depressivo recorrente.
Errado. O relato menciona o prazo de 2 semanas nos sintomas, que não é suficiente pra diagnóstico de transtorno depressivo recorrente.
c) neurastenia.
Errado. A fadiga aumentada é característica da neurastenia, mas os outros sintomas não se encaixam no quadro.
d) transtorno de ansiedade generalizada.
Errado. O aspecto essencial do TAG é ansiedade, que é generalizada e persistente, mas não restrita ou mesmo fortemente predominante em quaisquer circunstâncias ambientais em particular. Não é o caso de Ivone.
e) episódio depressivo leve.
Certo! O quadro de Ivone se encaixa nos critérios do episódio depressivo leve.
“Humor deprimido, perda de interesse e prazer e fadgabilidade aumentada são usualmente tidos como os sintomas mais típicos de depressão e pelo menos dois desses, mais pelo menos dois dos outros sintomas descritos na página 117 (para F32. —) devem usualmente estar presentes para um diagnóstico definitivo. Nenhum dos sintomas deve estar presente em um grau intenso. A duração mínima do episódio completo é cerca de duas semanas. Um indivíduo com um episódio depressivo leve está usualmente angustiado pelos sintomas e tem alguma dificuldade em continuar com o trabalho do dia a d ia e atividades sociais, mas provavelmente não irá parar suas funções completamente.”
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Classificação de Transtornos mentais e de Com portamento da CÍD-10: Descrições Clínicas e Diretrizes D iagnosticas - Coord, Organiz. Mund. da Saúde ; trad. Dorgjval Caetano. - Porto Alegre: Artm od, 1993
Deixe um comentário