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Analise o caso clínico a seguir.

 

Um menino de 5 anos de idade veio ao serviço de saúde encaminhado, por meio de relatório escolar, com solicitação de acompanhamento psicológico. Na entrevista com a mãe, ela relatou que o menino apresenta dificuldades em se relacionar com os colegas e que, desde os dois anos de idade da criança, vem observando padrões estranhos nas brincadeiras e na comunicação, como não responder ao próprio nome. Quando o menino ainda tinha três anos de idade, foi levado pelo pai para realizar um diagnóstico de surdez, mas a deficiência auditiva foi descartada. A mãe relatou também que, depois que se separou do marido, há dois anos, ficou com a guarda dos filhos e todos foram morar na casa da avó materna. Desde essa época, percebeu que esses comportamentos do filho se acentuaram.

 

A mãe foi chamada pela escola porque o menino está com dificuldades na interação social com os colegas, não participando das brincadeiras imaginativas, demostrando ausência de interesse por seus pares e não fazendo amizades. A orientadora da escola e a professora relataram que o rendimento do menino nas tarefas escolares vem caindo bastante porque ele passa a maior parte do tempo escolar enfileirando carrinhos e atento às rodas do brinquedo, e que a criança está apresentando sofrimento extremo quando a professora altera a rotina do dia.

 

Considerando as características relatadas pela mãe e pelas profissionais da escola e os critérios diagnósticos apresentados no DSM V para a classificação dos transtornos, é correto afirmar que a criança apresenta um quadro de

Resposta:

A alternativa correta é letra B)  transtorno do espectro autista.

Gabarito Letra B

 

Um menino de 5 anos de idade veio ao serviço de saúde encaminhado, por meio de relatório escolar, com solicitação de acompanhamento psicológico. Na entrevista com a mãe, ela relatou que o menino apresenta dificuldades em se relacionar com os colegas e que, desde os dois anos de idade da criança, vem observando padrões estranhos nas brincadeiras e na comunicação, como não responder ao próprio nome. Quando o menino ainda tinha três anos de idade, foi levado pelo pai para realizar um diagnóstico de surdez, mas a deficiência auditiva foi descartada. A mãe relatou também que, depois que se separou do marido, há dois anos, ficou com a guarda dos filhos e todos foram morar na casa da avó materna. Desde essa época, percebeu que esses comportamentos do filho se acentuaram.

 

A mãe foi chamada pela escola porque o menino está com dificuldades na interação social com os colegas, não participando das brincadeiras imaginativas, demostrando ausência de interesse por seus pares e não fazendo amizades. A orientadora da escola e a professora relataram que o rendimento do menino nas tarefas escolares vem caindo bastante porque ele passa a maior parte do tempo escolar enfileirando carrinhos e atento às rodas do brinquedo, e que a criança está apresentando sofrimento extremo quando a professora altera a rotina do dia.

 

Considerando as características relatadas pela mãe e pelas profissionais da escola e os critérios diagnósticos apresentados no DSM V para a classificação dos transtornos, é correto afirmar que a criança apresenta um quadro de

 

a)  agorafobia. – Errado. Os critérios diagnósticos de agorafobia são:

 

“Medo ou ansiedade marcantes acerca de duas (ou mais) das cinco situações seguintes:

1. Uso de transporte público (p. ex., automóveis, ônibus, trens, navios, aviões). 2. Permanecer em espaços abertos (p. ex., áreas de estacionamentos, mercados, pontes).

3. Permanecer em locais fechados (p. ex., lojas, teatros, cinemas).

4. Permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão.

5. Sair de casa sozinho”

 

O menino do caso não apresenta nenhum desses sintomas.

 

b)  transtorno do espectro autista. –

Certo! Sobre o transtorno do espectro autista, o DSM trás:

 

“O transtorno do espectro autista caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.”

 

O menino tem dificuldade de comunicação e interação social, e padrão restrito de interesses e atividades (as rodas dos carrinhos de brinquedo, por exemplo), confirmando esse diagnóstico.

 

c)  transtorno de déficit de atenção / hiperatividade. -

Errado. O menino apresenta dificuldade na interação social e não padrões de desatenção ou hiperatividade/impulsividade.

 

d)  transtorno específico da aprendizagem. -

Errado. O menino vem tendo problemas na escola por seus padrões de comportamento, e essa dificuldade escolar é geral, não apenas em uma ou outra área.

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 30 de julho de 2019.

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