Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Antônio, com 40 anos de idade, já passou por algumas crises importantes e quatro internações. No auge da última crise, há dois anos, chegou a quebrar tudo em casa, destruindo todos os objetos que via pela frente. Segundo ele, “precisava destruir tudo. Precisei começar pelos objetos que olhavam feio pra mim. Depois, os que sobraram entraram na onda. Acabei logo com a brincadeira… quebrei tudo” (sic). Em meio à crise, passou ainda a queimar suas pernas e braços com a ponta do cigarro, alegando que precisava acabar com os vermes que saíam de sua pele. Passou dias sem comer, alegando que estavam querendo matá-lo “aos poucos” (sic) para enviarem seus órgãos para uma exposição mundial que ocorreria no Palácio de Buckingham, em Londres, em homenagem ao centenário da Rainha.

A conduta adotada no momento da avaliação foi intervenção medicamentosa e psicológica. Antônio ficou mais de dois meses internado depois dessa crise. De acordo com o caso clínico precedente e as contribuições da psicopatologia, Antônio apresenta

Resposta:

A alternativa correta é letra C) frangofilia, automutilação e sitiofobia.

Gabarito Letra C

 

a)  dipsomania, piromania e automutilação.

Errado. A dipsomania é a necessidade incontrolável de consumir bebida alcoolica, que Antônio não apresenta. Também não apresenta piromania, que é o fascínio pelo fogo e por atear fogo nas coisas, Antônio só queima seus próprios membros (e ainda com cigarro e não fogo) para “acabar com os vermes”.

b) potomania, sadismo e negativismo.

Errado. Potomania é a necessidade de consumir líquidos em quantidade e frequência exageradas, que Antônio não apresenta. Antônio também não apresenta prazer ou satisfação com a dor alheia.

c) frangofilia, automutilação e sitiofobia.

Certo! O impulso de quebrar, destruir, todos os objetos é característico da frangofilia. A automutilação está representada nas queimaduras de cigarro autoimpostas, e a sitiofobia se refere recusa de se alimentar.

d) poriomania, piromania e frangofilia.

Errado. Poriomania é a tendência a se afastar de casa, que não aparece no relato.

 

e) dipsomania, sadismo e sitiofobia.

Errado. Já vimos que Antônio não apresenta dipsomania nem sadismo.

 

Nosso gabarito é Letra C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *