Ao examinar as funções psíquicas de um indivíduo esquizofrênico, um psicólogo observa que o paciente acredita que seus pensamentos lhe são impostos por uma força estranha, à qual ele é incapaz de resistir.
Sob a perspectiva da psicopatologia, o fenômeno observado é denominado
- A) paralisia do eu.
- B) ipseidade.
- C) anomia.
- D) avolia.
- E) possessão.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) paralisia do eu.
Sob a perspectiva da psicopatologia, o fenômeno observado é denominado
A questão está baseada no seguinte texto:
"Paralisia do Eu - Refere-se aos sentimentos de influência e imposição dos pensamentos presentes na esquizofrenia, em que a personalidade sente-se inteiramente imobilizada, impotente para resistir a forças que lhe são estranhas. Segundo o relato em carta de uma paciente: “Não sou eu quem escreve tudo isso. Pessoas vêm dentro de mim para escrever. Minha cabeça está vazia, parece que não tenho cérebro. Outros pensam por mim.” Um outro paciente dizia, tentando explicar seus atos impulsivos: “Fui tomado pelo demônio. Forças estranhas me ‘puxam’ e não posso fazer nada.”
Possessão - Corresponde aos estados em que o indivíduo se permite ser possuído por uma outra pessoa ou entidade sobrenatural que passa a dominar as suas ações."
Fonte: "Manual do exame psíquico: uma introdução prática à psicopatologia" (Bastos)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
As outras alternativas citam conceitos que não estão no livro supracitado. Anomia, na sociologia, tem relação com a ausência de regras ou normas sociais; avolia é a diminuição da vontade; e a ipseidade tem relação com o aspecto mais singular da identidade do sujeito.
a) paralisia do eu.
b) ipseidade.
c) anomia.
d) avolia.
e) possessão.
Deixe um comentário