Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As alterações na área da senso-percepção estão presentes como sintomas de muitos transtornos mentais, sendo critérios importantes na avaliação clínica, diagnóstico e orientação dos tratamentos.


Sobre as alterações na senso-percepção, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) As substâncias sintéticas perturbadoras, como o LSD, são capazes de promover alucinações nos usuários.

Gabarito Letra D

 

Sobre as alterações na senso-percepção, assinale a afirmativa correta.
a)  Os delírios auditivos na esquizofrenia paranoide são de cunho predominantemente persecutório.
Errado. Os delírios são crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Ou seja, não existem “delírios auditivos”. Os delírios persecutórios são, de fato comuns na esquizofrenia paranoide, mas não são “delírios auditivos”.

 

b)  O paciente com Transtorno de Déficit de Atenção tem a percepção hipovigil e hipertenaz.

Errado. No TDAH ocorrem hipotenacidade e hipermobilidade da atenção, não da percepção. Vigilância e tenacidade são características da atenção.


c)  As esquizoidias táteis são comuns em pacientes com síndrome de abstinência do álcool.
Errado. As alucinações táteis podem estar presentes, mas as alucinações mais comuns são as visuais na síndrome de abstinência alcoolica. Esquizoidia não é sinônimo de alucinação.

 

d)  As substâncias sintéticas perturbadoras, como o LSD, são capazes de promover alucinações nos usuários.

Certo!

Perturbadores ou Alucinógenos sintéticos são substâncias fabricadas (sintetizadas) em laboratório, não sendo, portanto, de origem natural, e que são capazes de promover alucinações no ser humano. Vale a pena recordar um pouco o significado de alucinação: "é uma percepção sem objeto". Isto significa que, mesmo sem ter um estímulo (objeto) a pessoa pode sentir, ver, ouvir. Como exemplo, se uma pessoa ouve uma sirene tocando e há mesmo uma sirene perto, esta pessoa está normal; agora se ela ouve a sirene e não existe nenhuma tocando, então a pessoa está alucinando ou tendo uma alucinação auditiva. Da mesma maneira, sob a ação de uma droga alucinógena ela pode ver um animal na sala (por exemplo um elefante) sem que, logicamente, exista o elefante; ou seja, a pessoa está tendo uma alucinação visual.”


e)  A característica essencial de um ataque de pânico é uma alucinose de catástrofe ou perigo iminente.

Errado. A característica essencial de um ataque de pânico é um período distinto de intenso medo ou desconforto com sintomas somáticos ou cognitivos.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Perturbadores sintéticos. Disponível em: https://www2.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/folhetos/perturbadores_.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *