Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As mudanças nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos – DSM-5, em relação ao anterior, apresentam dificuldades para a identificação dos Transtornos de Aprendizagem – TA, e sobretudo para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Estas implicações dificultam a atuação, durante a avaliação diagnóstica, não apenas para os médicos, mas também para psicólogos, psicopedagogos e professores.


A principal mudança que o DSM-5 apresenta é uma mudança de visão quanto ao diagnóstico de TA, em que a ênfase deixa de ser a discrepância da habilidade de leitura, escrita ou matemática em relação ao QI e passa para o desempenho inadequado da habilidade de acordo com testes padronizados para:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) sexo, idade, escolaridade ou grupos culturais ou linguísticos.

Gabarito Letra C

 

A principal mudança que o DSM-5 apresenta é uma mudança de visão quanto ao diagnóstico de TA, em que a ênfase deixa de ser a discrepância da habilidade de leitura, escrita ou matemática em relação ao QI e passa para o desempenho inadequado da habilidade de acordo com testes padronizados para:
 

a)  gênero, idade, escolaridade ou grupos raciais ou linguísticos.

b)  gênero, idade, religião ou grupos etínicos ou linguísticos.

c)  sexo, idade, escolaridade ou grupos culturais ou linguísticos.

d)  sexo, idade, religião ou grupos culturais ou étnicos.

e)  sexo, idade, escolaridade ou grupos raciais ou étnicos.

 

Os testes padronizados para avaliação de TA são padronizados quanto a sexo, idade, escolaridade e grupos culturais e linguísticos, veja:

“As mudanças nos critérios do DSM-5 para a identificação do TA, em especial o RTI, trarão implicações para a atuação, durante a avaliação diagnóstica, não apenas para os médicos, mas também aos psicólogos, psicopedagogos e professores (Scanlon, 2013). A principal mudança que o DSM-5 apresenta é uma mudança de visão quanto ao diagnóstico de TA: a ênfase deixa de ser a discrepância da habilidade de leitura, escrita ou matemática em relação ao QI e passa para o desempenho inadequado da habilidade de acordo com testes padronizados para sexo, idade, escolaridade ou grupos culturais ou linguísticos. O maior problema que tal mudança traz para países como o Brasil diz respeito à ausência total de testes padronizados quanto à idade, nível de escolaridade, grupo cultural ou grupo linguístico, que sirvam para as diferentes regiões do país, o que praticamente inviabiliza um diagnóstico de TA.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Dorneles, Beatriz Vargas, Corso, Luciana Vellinho, Costa, Adriana Corrêa, Pisacco, Nelba Maria Teixeira, Sperafico, Yasmini Lais Spindler, & Rohde, Luis Augusto Paim. (2014). Impacto do DSM-5 no diagnóstico de transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH: um estudo de prevalência. Psicologia: Reflexão e Crítica27(4), 759-767. https://doi.org/10.1590/1678-7153.2014274167

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *