Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As neuroses são transtornos caracterizados por conflitos intrapsíquicos que inibem e perturbam as condutas sociais. Considerando as principais síndromes neuróticas e somatoformes, analise as assertivas e assinale alternativa que aponta as corretas.

I. As síndromes fóbicas caracterizam-se por medos intensos e irracionais, por situações, objetos ou animais que objetivamente não oferecem ao indivíduo perigo real e proporcional à intensidade de tal medo.

II. Os quadros obsessivo-compulsivos caracterizam-se por ideias, fantasias e imagens obsessivas e por atos, rituais ou comportamentos compulsivos. Esses quadros são vividos como uma pressão sobre o indivíduo, como algo que o obriga e o submete.

III. Nos quadros hipocondríacos, predomina o processo pelo qual um indivíduo usa (consciente ou inconscientemente) seu corpo ou sintomas corporais para fins psicológicos ou para obter ganhos pessoais. Os sintomas comuns são dores, sintomas gastrintestinais e síndromes pseudoneurológicas.

IV. As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento. O comportamento do indivíduo com histeria é caracteristicamente dramático, infantil, sedutor e, eventualmente, manipulativo.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Apenas I, II e IV.

Gabarito Letra E

As neuroses são transtornos caracterizados por conflitos intrapsíquicos que inibem e perturbam as condutas sociais. Considerando as principais síndromes neuróticas e somatoformes, analise as assertivas e assinale alternativa que aponta as corretas.

 

I. As síndromes fóbicas caracterizam-se por medos intensos e irracionais, por situações, objetos ou animais que objetivamente não oferecem ao indivíduo perigo real e proporcional à intensidade de tal medo.

Certo! As principais síndromes fóbicas são a fobia social, a agorafobia e as fobias específicas.

 

II. Os quadros obsessivo-compulsivos caracterizam-se por ideias, fantasias e imagens obsessivas e por atos, rituais ou comportamentos compulsivos. Esses quadros são vividos como uma pressão sobre o indivíduo, como algo que o obriga e o submete.

Certo!

Os quadros obsessivo-compulsivos caracterizam-se por idéias, fantasias e imagens obsessivas e por atos, rituais ou comportamentos compulsivos. Esses quadros são vividos como uma pressão sobre o indivíduo, como algo que o obriga e submete. Na prática clínica, nem sempre é fácil demarcar com precisão o limite entre a obsessão e a fobia (p. ex., obsessão por limpeza, fobia de sujeira ou contaminação), ou entre a idéia delirante e a obsessão (com pouca crítica e insight). Da mesma forma, em alguns casos é difícil diferenciar entre o ato compulsivo (vivenciado como obrigatório e desprazeiroso) e o ato impulsivo. As síndromes obsessivo-compulsivas dividem-se em dois subtipos básicos: aquelas nas quais predominam as idéias obsessivas e aquelas nas quais predominam os atos e os comportamentos compulsivos (Miguel, 1996). Muito freqüentemente, entretanto, se observam formas mistas.” 

 

Errado. O que a afirmativa descreve é a somatização.

 “Nos quadros hipocondríacos, predominam os temores e as preocupações intensas com a idéia de ter uma doença grave. Essas idéias surgem geralmente a partir de sensações corporais ou sinais físicos insignificantes. O indivíduo procura constantemente os médicos e os serviços de saúde para ter garantias de que não tem doença grave. Entretanto, embora haja uma preocupação enorme com a possibilidade de sofrer de tais doenças, essas preocupações não possuem caráter delirante, podendo o indivíduo fazer uma crítica, em algum momento, quanto ao caráter absurdo de suas preocupações.”

 

IV. As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento. O comportamento do indivíduo com histeria é caracteristicamente dramático, infantil, sedutor e, eventualmente, manipulativo.

Certo!

“As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento. No corpo, predominam as alterações das funções sensoriais e motoras e, na mente, aquelas relacionadas à consciência vígil, à memória e às percepções (Micale, 1995). O comportamento do indivíduo com histeria é caracteristicamente dramático, teatral (o paciente quer constante mente ser o centro das atenções), infantil, sedutor e, eventualmente, manipulativo. Segundo Van Den Berg (1970), o paciente histérico apresenta uma peculiaridade: necessita de contato e tem incapacidade de mantê-lo e aprofundá-lo. Do ponto de vista existencial, tais indivíduos vivem em um contexto de inautenticidade no contato interpessoal; suas relações soam falsas, eles parecem que precisam representar constantemente no seu relacionamento com as pessoas.”

 

Assim, apenas I, II e IV estão corretas.

Gabarito Letra E

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais  – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *