As pessoas diagnosticadas com TDAH, em razão das consequências funcionais que esse transtorno provoca, são mais susceptíveis
- A) aos acidentes e às violações de trânsito.
- B) aos baixos níveis de escolaridade em virtude da baixa renda familiar.
- C) à resistência ao uso de substâncias químicas.
- D) aos transtornos da bipolaridade.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) aos acidentes e às violações de trânsito.
As pessoas diagnosticadas com TDAH, em razão das consequências funcionais que esse transtorno provoca, são mais susceptíveis
A questão está baseada no seguinte texto:
"Conseqüências Funcionais do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
O TDAH está associado a desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzidos, rejeição social e, nos adultos, a piores desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal. Crianças com TDAH apresentam uma probabilidade significativamente maior do que seus pares para desenvolver transtorno da conduta na adolescência e transtorno da personalidade antissocial na idade adulta, aumentando, assim, a probabilidade de transtornos por uso de substâncias e prisão. O risco subsequente para transtornos por uso posterior de substâncias alto, especialmente quando se desenvolve transtorno da conduta ou transtorno da personalidade antissocial. Indivíduos com TDAH são mais propensos a sofrer lesões do que seus colegas. Acidentes e violações de trânsito são mais freqüentes em condutores com o transtorno. Pode haver probabilidade aumentada de obesidade entre indivíduos com TDAH.
Autodeterminação variável ou inadequada a tarefas que exijam esforço prolongado frequentemente é interpretada pelos outros como preguiça, irresponsabilidade ou falta de cooperação. As relações familiares podem se caracterizar por discórdia e interações negativas. As relações com os pares costumam ser conturbadas devido a rejeição por parte daqueles, negligência ou provocações em relação ao indivíduo com TDAH.
Em média, pessoas com o transtorno alcançam escolaridade menor, menos sucesso profissional e escores intelectuais reduzidos na comparação com seus pares, embora exista grande variabilidade. Em sua forma grave, transtorno é marcadamente prejudicial, afetando a adaptação social, familiar e escolar/profissional.
Déficits acadêmicos, problemas escolares e negligência pelos colegas tendem a estar principalmente associados a sintomas elevados de desatenção, ao passo que rejeição por colegas e, em menor grau, lesões acidentais são mais proeminentes com sintomas acentuados de hiperatividade ou impulsividade."
Fonte: DSM-V
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) aos acidentes e às violações de trânsito.
b) aos baixos níveis de escolaridade em virtude da baixa renda familiar.
c) à resistência ao uso de substâncias químicas.
d) aos transtornos da bipolaridade.
Deixe um comentário