As Psicoses são transtornos mentais graves que afetam a capacidade do indivíduo no contato com a realidade. Sobre a Psicose podemos considerar:
- A) a esquizofrenia é considerada um tipo de psicose, onde o indivíduo apresenta alteração na relação com o mundo, além de apresentar sintomas como: delírios, alucinação, eco do pensamento, roubo e difusão do pensamento.
- B) o distanciamento afetivo não é uma característica das psicoses.
- C) é incomum o registro de casos de pacientes com quadros psicóticos, de surgimento agudo, com remissão rápida (dias ou semanas) que não causam sequelas no psiquismo do doente ou deterioração da personalidade surgindo após traumas psíquicos mais ou menos intensos.
- D) os indivíduos psicóticos tipicamente se envergonham de seus problemas e procuram ocultar seus sintomas.
- E) é incomum quadros de psicoses induzidos por substâncias.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) a esquizofrenia é considerada um tipo de psicose, onde o indivíduo apresenta alteração na relação com o mundo, além de apresentar sintomas como: delírios, alucinação, eco do pensamento, roubo e difusão do pensamento.
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"ESQUIZOFRENIA
A principal forma de psicose, por sua freqüência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia (Tsuang; Stone; Faraone, 2000). Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia (Tandon; Greden, 1987), particularmente aqueles que Kurt Schneider (1887-1967) denominou "sintomas de primeira ordem".
Sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider
1. Percepção delirante. Uma percepção absolutamente normal recebe uma significação delirante, que ocorre de modo simultâneo ao ato perceptivo, em geral de forma abrupta, como uma espécie de "revelação".
2. Alucinações auditivas características. São as vozes que comentam e/ou comandam a ação do paciente.
3. Eco do pensamento ou sonorização do pensamento (Gedankenlautwerden). O paciente escuta seus pensamentos ao pensá-los.
4. Difusão do pensamento. Neste caso, o doente tem a sensação de que seus pensamentos são ouvidos ou percebidos claramente pelos outros, no momento em que os pensa.
5. Roubo do pensamento. Experiência na qual o indivíduo tem a sensação de que seu pensamento é inexplicavelmente extraído de sua mente, como se fosse roubado.
6. Vivências de influência na esfera corporal ou ideativa. Aqui, dois tipos de vivências de influência são mais significativos: (...)
(...)
Síndrome negativa ou deficitária (sintomas negativos)
Os sintomas negativos das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo. Os principais sintomas ditos negativos ou deficitários nas síndromes esquizofrênicas são:
1. Distanciamento afetivo, em graus variáveis até o completo embotamento afetivo; perda da capacidade de sintonizar afetivamente com as pessoas, de demonstrar ressonância afetiva no contato interpessoal.
2. Retração social: o paciente vai se isolando progressivamente do convívio social.
3. Empobrecimento da linguagem e do pensamento (alogia).
4. Diminuição da fluência verbal.
5. Diminuição da vontade (avolição) e hipopragmatismo, ou seja, dificuldade ou incapacidade de realizar ações, tarefas, trabalhos, minimamente organizados, que exijam o mínimo de iniciativa, organização e monitorização comportamental e persistência.
6. Negligência quanto a si mesmo, que se revela pelo descuido consigo mesmo, pela falta de higiene, por desinteresse em relação à própria aparência, própria saúde e vestimentas, etc.
7. Lentificação e empobrecimento psicomotor com restrição do repertório da esfera gestual e motora.
(...)
A psiquiatria clínica registra alguns casos de pacientes com quadros psicóticos, esquizofreniformes ou não, de surgimento agudo, com remissão rápida (dias ou semanas) que não causam "seqüelas" no psiquismo do doente ou deterioração da personalidade. Um porcentagem desses casos (menos de 50%) surge após traumas psíquicos mais ou menos intensos, como um assalto, perder-se em uma floresta, um acidente de trânsito ou de trabalho, morte de parentes ou amigos queridos, etc.
(...)
As psicoses induzidas por substâncias duram dias ou, no máximo, semanas. Ocorrem geralmente após períodos de uso intenso. Podem se manifestar como quadros paranóides, quadros maniatimorfos, esquizofrenimorfos ou polimorfos. São normalmente causadas por cocaína (pó inalado ou injetado ou o crack fumado), anfetamínicos, alucinógenos e, mais raramente, maconha."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) a esquizofrenia é considerada um tipo de psicose, onde o indivíduo apresenta alteração na relação com o mundo, além de apresentar sintomas como: delírios, alucinação, eco do pensamento, roubo e difusão do pensamento.
b) o distanciamento afetivo não é uma característica das psicoses.
c) é incomum o registro de casos de pacientes com quadros psicóticos, de surgimento agudo, com remissão rápida (dias ou semanas) que não causam sequelas no psiquismo do doente ou deterioração da personalidade surgindo após traumas psíquicos mais ou menos intensos.
d) os indivíduos psicóticos tipicamente se envergonham de seus problemas e procuram ocultar seus sintomas.
e) é incomum quadros de psicoses induzidos por substâncias.
Deixe um comentário