As síndromes ansiosas representam os transtornos mentais mais frequentes, e atingem cerca de 17 a 30% de pessoas no mundo. Um dos transtornos que fazem parte desse grupo é o transtorno de ansiedade social, cuja característica é
- A) o medo ou ansiedade relacionados a espaços abertos ou à permanência em locais fechados, ou medo de sair de casa sozinho.
- B) o medo ou ansiedade intenso, persistente, desproporcional e irracional à exposição de animais, objetos, pessoas ou situação específica, deflagrando em crises de medo, angústia, pânico e intenso sofrimento.
- C) a ansiedade e preocupação excessiva, ocorrendo na maioria dos dias em diversos eventos e atividades e em diversos locais, como escola e trabalho.
- D) o medo intenso e persistente de situações sociais que envolvem a exposição ao contato interpessoal, demonstração de certo desempenho ou situações competitivas e de cobrança.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o medo intenso e persistente de situações sociais que envolvem a exposição ao contato interpessoal, demonstração de certo desempenho ou situações competitivas e de cobrança.
As síndromes ansiosas representam os transtornos mentais mais frequentes, e atingem cerca de 17 a 30% de pessoas no mundo. Um dos transtornos que fazem parte desse grupo é o transtorno de ansiedade social, cuja característica é
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Por sua vez, a ansiedade social e a fobia social caracterizam-se por medo intenso e persistente de situações sociais que envolvam expor-se ao contato interpessoal, demonstrar capacidade de desempenho ou participar de situações competitivas e de cobrança, "Ansiedade social" e "fobia social" são termos usados muitas vezes como sinônimos, mas tende-se a ver a fobia social como um quadro mais grave que a ansiedade social."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) o medo ou ansiedade relacionados a espaços abertos ou à permanência em locais fechados, ou medo de sair de casa sozinho. (Agorafobia)
b) o medo ou ansiedade intenso, persistente, desproporcional e irracional à exposição de animais, objetos, pessoas ou situação específica, deflagrando em crises de medo, angústia, pânico e intenso sofrimento. (Fobia Específica)
c) a ansiedade e preocupação excessiva, ocorrendo na maioria dos dias em diversos eventos e atividades e em diversos locais, como escola e trabalho. (Ansiedade Generalizada)
d) o medo intenso e persistente de situações sociais que envolvem a exposição ao contato interpessoal, demonstração de certo desempenho ou situações competitivas e de cobrança.
Deixe um comentário