Assinale a alternativa correta acerca do Transtorno de Pica.
- A) A pessoa com esse transtorno regurgita repetidamente os alimentos após tê-los ingerido. Não apresenta nenhuma sensação de náusea nem ânsia de vômito involuntária. É possível que a pessoa mastigue novamente o alimento regurgitado e, depois o cuspa ou o engula novamente.
- B) A pica é diagnosticada quando a pessoa come de forma persistente substâncias que não são alimentos por um mês ou mais. O transtorno não é diagnosticado em crianças com menos de dois anos de idade, porque, nessa idade, comer essas substâncias não é considerado algo anômalo. Ele também não é diagnosticado quando a ingestão dessas substâncias faz parte da cultura da pessoa.
- C) O transtorno de pica pode causar perda de peso significativa, crescimento menor que o esperado em crianças, dificuldade em participar de atividades sociais normais e, às vezes, deficiências nutricionais potencialmente fatais.
- D) Quando uma pessoa come tão pouco a ponto de perder peso e apresentar deficiências nutricionais, o médico costuma realizar exames para verificar a presença de transtornos físicos que podem causar esses problemas. Esses transtornos físicos incluem alergias alimentares, transtornos do trato digestivo que comprometem a absorção de alimentos (má absorção) e câncer.
- E) O transtorno de pica é mais comum em pessoas com sobrepeso ou obesidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A pica é diagnosticada quando a pessoa come de forma persistente substâncias que não são alimentos por um mês ou mais. O transtorno não é diagnosticado em crianças com menos de dois anos de idade, porque, nessa idade, comer essas substâncias não é considerado algo anômalo. Ele também não é diagnosticado quando a ingestão dessas substâncias faz parte da cultura da pessoa.
Gabarito: Letra B
Assinale a alternativa correta acerca do Transtorno de Pica.
a) A pessoa com esse transtorno regurgita repetidamente os alimentos após tê-los ingerido. Não apresenta nenhuma sensação de náusea nem ânsia de vômito involuntária. É possível que a pessoa mastigue novamente o alimento regurgitado e, depois o cuspa ou o engula novamente.
Errado. Esse é o transtorno de ruminação.
b) A pica é diagnosticada quando a pessoa come de forma persistente substâncias que não são alimentos por um mês ou mais. O transtorno não é diagnosticado em crianças com menos de dois anos de idade, porque, nessa idade, comer essas substâncias não é considerado algo anômalo. Ele também não é diagnosticado quando a ingestão dessas substâncias faz parte da cultura da pessoa.
Certo!
c) O transtorno de pica pode causar perda de peso significativa, crescimento menor que o esperado em crianças, dificuldade em participar de atividades sociais normais e, às vezes, deficiências nutricionais potencialmente fatais.
Errado. A deficiência nutricional pode estar presente, mas não necessariamente perda de peso significativa.
d) Quando uma pessoa come tão pouco a ponto de perder peso e apresentar deficiências nutricionais, o médico costuma realizar exames para verificar a presença de transtornos físicos que podem causar esses problemas. Esses transtornos físicos incluem alergias alimentares, transtornos do trato digestivo que comprometem a absorção de alimentos (má absorção) e câncer.
Errado. Esses outros exames não são comuns nesse transtorno.
e) O transtorno de pica é mais comum em pessoas com sobrepeso ou obesidade.
Errado. Esse transtorno é mais comum em pessoas com algum tipo de deficiência intelectual.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário