Assinale a opção correta, a respeito de transtornos alimentares.
- A) A manifestação inicial do transtorno de ruminação pode ocorrer em lactentes, na infância, na adolescência ou na idade adulta, com manifestação inicial, geralmente, ocorre entre 6 e 8 anos de idade.
- B) O transtorno de compulsão alimentar é o transtorno alimentar mais comum presente em homens (4%) que em mulheres (2%).
- C) A estimativa é de que a anorexia nervosa ocorra, aproximadamente, de 0,5 a 1% das meninas adolescentes, sendo 5 vezes mais frequente em mulheres que em homens.
- D) A bulimia nervosa é mais prevalente do que anorexia nervosa e as estimativas de bulimia variam de 1 a 4% em mulheres jovens; embora a bulimia esteja frequentemente presente em mulheres jovens com peso normal, elas, por vezes, têm uma história de obesidade.
- E) A síndrome do comer noturno ocorre em, aproximadamente, 10% da população em geral e tem uma prevalência mais elevada entre pacientes com insônia, obesidade, transtornos alimentares e outros transtornos psiquiátricos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A bulimia nervosa é mais prevalente do que anorexia nervosa e as estimativas de bulimia variam de 1 a 4% em mulheres jovens; embora a bulimia esteja frequentemente presente em mulheres jovens com peso normal, elas, por vezes, têm uma história de obesidade.
a) A manifestação inicial do transtorno de ruminação pode ocorrer em lactentes, na infância, na adolescência ou na idade adulta, com manifestação inicial, geralmente, ocorre entre 6 e 8 anos de idade.
INCORRETA. Contrariando o que traz a proposição, o DSM-5 (2014, p.333) menciona um início distinto ao indicado pela alternativa para transtorno de ruminação, confira:
“A manifestação inicial do transtorno de ruminação pode ocorrer em lactentes, na infância, na adolescência ou na idade adulta. A idade da manifestação inicial geralmente fica entre 3 e 12 meses.”
b) O transtorno de compulsão alimentar é o transtorno alimentar mais comum presente em homens (4%) que em mulheres (2%).
INCORRETA. Divergindo do proposto, o DSM-5 (2014, p.352) assinala que no transtorno de compulsão alimentar a taxa de gênero não é tão demarcada, leiamos:
“A taxa de gênero é bem menos assimétrica no transtorno de compulsão alimentar do que na bulimia nervosa. Esse transtorno é tão prevalente entre mulheres de minorias raciais e étnicas quanto em mulheres brancas e é mais prevalente entre indivíduos que buscam tratamento para emagrecer do que na população em geral.”
c) A estimativa é de que a anorexia nervosa ocorra, aproximadamente, de 0,5 a 1% das meninas adolescentes, sendo 5 vezes mais frequente em mulheres que em homens.
INCORRETA. Apesar de a anorexia nervosa ser bem menos comum no sexo masculino quando comparada com o sexo feminino, não se tem uma estimativa definida no que tange à isso, conforme preconiza erroneamente a alternativa. Retificando a informação apresentada, o DSM-5 (2014, p.341) destaca:
“A prevalência de 12 meses de anorexia nervosa entre jovens do sexo feminino é de aproximadamente 0,4%. Pouco se sabe a respeito da prevalência entre indivíduos do sexo masculino, mas o transtorno é bem menos comum no sexo masculino do que no feminino, com populações clínicas em geral refletindo uma proporção feminino-masculino de aproximadamente 10:1.”
d) A bulimia nervosa é mais prevalente do que anorexia nervosa e as estimativas de bulimia variam de 1 a 4% em mulheres jovens; embora a bulimia esteja frequentemente presente em mulheres jovens com peso normal, elas, por vezes, têm uma história de obesidade.
CORRETA. Corroborando a colocação Souza et al. (2011) mencionam:
“[...] a Bulimia Nervosa tem maior prevalência que a Anorexia Nervosa. Também é mais comum em mulheres, e com início ocorrendo na adolescência ou na idade adulta jovem. Sintoma ocasional de Bulimia Nervosa, como episódios isolados de compulsões periódicas e purgação, tem sido encontrado em até 40% das universitárias. Apesar da Bulimia Nervosa estar relativamente presente em mulheres jovens e de peso normal, elas apresentam, frequentemente, uma história de obesidade.”
e) A síndrome do comer noturno ocorre em, aproximadamente, 10% da população em geral e tem uma prevalência mais elevada entre pacientes com insônia, obesidade, transtornos alimentares e outros transtornos psiquiátricos.
INCORRETA. A informação trazida pela alternativa não encontrou suporte no DSM-5 (2015), bem como em outras literaturas pertinentes à área, portanto, opção FALSA.
_______________
Fonte consultada:
Souza, A. A. D., Souza, J. C., Hirai, E. S., Luciano, H. D. A., & Souza, N. (2011). Estudo sobre a anorexia e bulimia nervosa em universitárias. Psicologia: teoria e pesquisa, 27, 195-198.
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário