Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando os conceitos das dificuldades de aprendizagem às suas respectivas definições.
1ª Coluna
(I) Dislalia
(II) Dislexia
(III) Disgrafia
(IV) Discalculia
(V) Disortografia
2ª Coluna
( ) é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente.
( ) é a dificuldade para identificar números e realizar operações matemáticas.
( ) é quando o aluno faz trocas e inversões de letras, tendo dificuldade na escrita.
( ) é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras.
( ) é quando o aluno apresenta aglutinação ou separação indevida das palavras e falta de percepção da acentuação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
- A) V, IV, III, I, II.
- B) II, IV, III, I, V.
- C) II, IV, V, I, III.
- D) II, I, III, IV, V.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) II, IV, III, I, V.
Gabarito: Letra B
(II) é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente.
O transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na leitura pode ser chamado de dislexia.
( IV ) é a dificuldade para identificar números e realizar operações matemáticas.
O transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na matemática pode ser chamado de discalculia.
( III ) é quando o aluno faz trocas e inversões de letras, tendo dificuldade na escrita.
A dificuldade na escrita é a disgrafia.
( I ) é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras.
A deformação, omissão ou substituição restrita a determinadas consoantes é chamada de dislalia.
( V ) é quando o aluno apresenta aglutinação ou separação indevida das palavras e falta de percepção da acentuação.
A disortografia é caracterizada pela dificuldade de fixação da regras ortográficas, apresentando frequentemente substituição, omissão, inversão de grafemas, alteração na segmentação de palavras, persistência do apoio da oralidade na escrita e dificuldade na produção de textos.
Nosso gabarito é Letra B.
Deixe um comentário