Associe a Coluna 1 à Coluna 2, identificando alguns dos sintomas de transtornos de aprendizagem de crianças, relacionados à dislexia, dislalia, discalculia e hiperatividade.
Coluna 1
1. Dislexia.
2. Dislalia.
3. Ecolalia.
4. Hiperatividade.
Coluna 2
( ) Repetição, como um eco, da fala do interlocutor tanto nas palavras que lhes são dirigidas quanto partes de uma frase que escuta ao acaso.
( ) Caracteriza-se pela desatenção extrema, desorganização, comportamento impulsivo e inquietude.
( ) Distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, com problemas para memorizar palavras, regras ortográficas e conceitos.
( ) Consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda os distorcendo. Costuma pronunciar algumas palavras de forma errada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) 1 – 2 – 3 – 4.
- B) 2 – 1 – 4 – 3.
- C) 3 – 4 – 1 – 2.
- D) 4 – 3 – 2 – 1.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) 3 – 4 – 1 – 2.
Gabarito: Letra C
(3) Repetição, como um eco, da fala do interlocutor tanto nas palavras que lhes são dirigidas quanto partes de uma frase que escuta ao acaso.
A afirmativa já se entrega: a repetição como um eco é a ecolalia:
“Ecolalia É a repetição da última ou das últimas palavras que o entrevistador (ou alguém no ambiente) falou ou dirigiu ao paciente, uma repetição em eco da fala. É um fenômeno automático, involuntário, realizado sem planejamento ou controle. Ao ser questionado “Qual é seu nome?”, o paciente fala “Nome, nome, nome”; “Qual é sua idade?”, ele diz “Idade, idade, idade”. A ecolalia pode ser imediata (logo ao ouvir uma palavra ou frase) ou tardia (delayed echolalia), quando ocorre minutos, às vezes horas, depois de ouvida a palavra ou frase.”
(4) Caracteriza-se pela desatenção extrema, desorganização, comportamento impulsivo e inquietude.
Desatenção, desorganização e impulsividade são características do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Aqui nos itens aparece apenas como hiperatividade.
(1) Distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, com problemas para memorizar palavras, regras ortográficas e conceitos.
Essa é uma interpretação ampla da dislexia.
“O termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo “dislexia” designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais. No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o termo “dislexia” está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas. Cabe acentuar que o termo dislexia é mais utilizado para designar dificuldades de linguagem em que há trocas de fonemas, tanto na fala como na leitura e na escrita. Pode haver, nessa condição, dificuldades mais acentuadas na leitura, na aprendizagem da escrita ou, ainda, na capacidade de soletrar.”
(2) Consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda os distorcendo. Costuma pronunciar algumas palavras de forma errada.
Essa é a dislalia.
“Relativamente comum em crianças, a dislalia é a alteração da fala (speech disorder) que resulta da deformação, da omissão ou da substituição de fonemas, não havendo alterações neurológicas identificáveis nos movimentos dos músculos que participam da articulação e da emissão das palavras (Haerer, 1992). Geralmente, para determinados fonemas, há alterações, omissões ou subtrações.”
Assim, a sequência correta é 3 – 4 – 1 – 2.
Nosso gabarito é Letra D
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
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