Atenção: Para responder à questão considere o trecho abaixo.
A professora B. expressa:
“…a classe dele, a cadeira dele nunca ficava no lugar (…); aquele caderno dele, às vezes, estava virado pra ele, às vezes estava pro lado (…); a mochila nunca estava do lado da cadeira dele, ela estava pelo meio do corredor…” Esse é um trecho de uma descrição feita por uma professora a respeito de um aluno diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA), num artigo de Landskron e Sperb (2008).
Portadores de TDHA reúnem um conjunto de sintomas, mas vale destacar que NÃO são considerados sintomas típicos da síndrome TDHA:
- A) dificuldade para sustentar a atenção por períodos prolongados, seguir instruções, completar as lições e organizar tarefas.
- B) tendência a perder objetos, esquecer compromissos e distrair-se com estímulos externos.
- C) agitação motora, inquietude e tendência a falar excessivamente.
- D) dificuldade de aguardar sua vez, tendência de interromper os outros ou intrometer-se em assuntos alheios.
- E) inabilidade acadêmica específica como leitura, expressão escrita e trocas de letras ou números
Resposta:
A alternativa correta é letra E) inabilidade acadêmica específica como leitura, expressão escrita e trocas de letras ou números
Atenção: Para responder à questão considere o trecho abaixo.
A professora B. expressa:
“...a classe dele, a cadeira dele nunca ficava no lugar (...); aquele caderno dele, às vezes, estava virado pra ele, às vezes estava pro lado (...); a mochila nunca estava do lado da cadeira dele, ela estava pelo meio do corredor...” Esse é um trecho de uma descrição feita por uma professora a respeito de um aluno diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), num artigo de Landskron e Sperb (2008).
Portadores de TDAH reúnem um conjunto de sintomas, mas vale destacar que NÃO são considerados sintomas típicos da síndrome TDAH:
A questão está baseada no seguinte artigo de Landskron e Sperb:
"Em 1987, a revisão do DSM III utilizou o termo Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) para denominar o transtorno, o qual foi subdividido em 1994 pelo então DSM IV em três subtipos: o TDAH com predomínio de sintomas de desatenção, o TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e o TDAH combinado.
Os sintomas deste transtorno abrangem três categorias: desatenção (dificuldade para sustentar a atenção por períodos prolongados, seguir instruções, completar as lições e organizar tarefas; tendência a perder objetos, esquecer compromissos e distrair-se com estímulos externos); hiperatividade (agitação motora, inquietude e tendência a falar excessivamente); e impulsividade (dificuldade de aguardar sua vez e tendência de interromper os outros ou intrometer-se em assuntos alheios).
Para inabilidades acadêmicas específicas como leitura, expressão escrita ou matemática, o DSM IV reservou o termo Transtornos de Aprendizagem."
Nota-se, portanto, que a única alternativa que não está relacionada ao TDAH, mas aos Transtornos de Aprendizagem é a Letra E.
a) dificuldade para sustentar a atenção por períodos prolongados, seguir instruções, completar as lições e organizar tarefas.
b) tendência a perder objetos, esquecer compromissos e distrair-se com estímulos externos.
c) agitação motora, inquietude e tendência a falar excessivamente.
d) dificuldade de aguardar sua vez, tendência de interromper os outros ou intrometer-se em assuntos alheios.
e) inabilidade acadêmica específica como leitura, expressão escrita e trocas de letras ou números
Deixe um comentário