Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Atente ao seguinte excerto: “A vida de Sandra sempre foi um palco. Pelo menos, é assim que ela pensa, e azar de quem não teve a sorte de ser tão encantadora quanto ela. Desde o fim da adolescência, usa a sedução para conseguir o que quer. Quando a estratégia dá errado, apela para outros argumentos – com pelo menos dois ex-namorados, ameaçou suicídio. Bastou retomarem o relacionamento para que ela dispensasse os rapazes. Fanática por boa forma e beleza, bate ponto diariamente na academia e muda de atividade física a cada modismo que surge. Tem uma prateleira repleta de cremes caros, faz todo tipo de tratamento com a dermatologista e seu guarda-roupa poderia muito bem ser o de uma estrela de Hollywood. Seu marido, Marcos, executivo de uma multinacional, não se lembra de tê-la visto de cara lavada – até na maternidade e no resguardo dos três filhos contratou uma maquiadora, para ‘receber a contento’ as visitas. Em qualquer ambiente que chega, Sandra deseja ser o centro das atenções. Quer fazê-la feliz? Arrume um convite VIP para um camarote badalado. Quer irritá-la? Tente roubar sua cena. Em família, quando isso acontece, ocorrem crises de choro, chantagem emocional, mal-estares súbitos e a velha história de que ninguém a compreende, a ama nem valoriza o afeto que dispensa. Os filhos até desconfiam de que tudo não passa de “faniquito”, mas melhor não contrariar… Gosta de se vangloriar de ter milhões de amigos, embora inclua nessa categoria pessoas que nem de longe privam de sua intimidade”.

 

(Katia Mecler – Psicopatas do Cotidiano, como reconhecer,

como conviver, como se proteger. Rio de Janeiro, Casa da

Palavra, 2015, p. 157-174.)

 

Pessoas que têm comportamentos como os de Sandra descritos acima são diagnosticadas como tendo transtorno de personalidade

Resposta:

A alternativa correta é letra C) histriônica.

   

Atente ao seguinte excerto: “A vida de Sandra sempre foi um palco. Pelo menos, é assim que ela pensa, e azar de quem não teve a sorte de ser tão encantadora quanto ela. Desde o fim da adolescência, usa a sedução para conseguir o que quer. Quando a estratégia dá errado, apela para outros argumentos – com pelo menos dois ex-namorados, ameaçou suicídio. Bastou retomarem o relacionamento para que ela dispensasse os rapazes. Fanática por boa forma e beleza, bate ponto diariamente na academia e muda de atividade física a cada modismo que surge. Tem uma prateleira repleta de cremes caros, faz todo tipo de tratamento com a dermatologista e seu guarda-roupa poderia muito bem ser o de uma estrela de Hollywood. Seu marido, Marcos, executivo de uma multinacional, não se lembra de tê-la visto de cara lavada – até na maternidade e no resguardo dos três filhos contratou uma maquiadora, para ‘receber a contento’ as visitas. Em qualquer ambiente que chega, Sandra deseja ser o centro das atenções. Quer fazê-la feliz? Arrume um convite VIP para um camarote badalado. Quer irritá-la? Tente roubar sua cena. Em família, quando isso acontece, ocorrem crises de choro, chantagem emocional, mal-estares súbitos e a velha história de que ninguém a compreende, a ama nem valoriza o afeto que dispensa. Os filhos até desconfiam de que tudo não passa de “faniquito”, mas melhor não contrariar... Gosta de se vangloriar de ter milhões de amigos, embora inclua nessa categoria pessoas que nem de longe privam de sua intimidade”.

 

(Katia Mecler – Psicopatas do Cotidiano, como reconhecer, como conviver, como se proteger. Rio de Janeiro, Casa da

Palavra, 2015, p. 157-174.)

 

Pessoas que têm comportamentos como os de Sandra descritos acima são diagnosticadas como tendo transtorno de personalidade

  

Observe a continuidade do texto:

 

"Pessoas com traços de personalidade histriônica, como Sandra, uma das personagens da história que abre este livro, são intensas, extrovertidas, teatrais. Estão sempre em busca de atenção, pouco importa se positiva ou negativa. No senso comum, são aqueles indivíduos que, para atrair os holofotes, penduram uma melancia no pescoço ou simulam um desmaio, quando contrariados. O importante é que todos os olhares estejam voltados para ele. Querem protagonizar a cena dos eventos cotidianos, que tratam de valorizar e glamorizar. Nas relações interpessoais – seja em casa, no trabalho ou em sociedade –, investem tempo, dinheiro e energia para impressionar o outro, sendo hábeis em seduzir com sua atitude e aparência. Se preciso, usam a sensualidade como arma. Em geral, têm um humor peculiar, o que pode lhes garantir muitos aplausos, gargalhadas e curtidas, seja na vida real, seja nas redes sociais. Em resumo, os indivíduos com esse traço fazem de tudo para aparecer."

 

Fonte: "Psicopatas do Cotidiano, como reconhecer, como conviver, como se proteger" (Mecler)

 

Agora veja os outros transtornos de personalidade, segundo o DSM-V:

  

 

"Transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas. 

 

Transtorno da personalidade esquizoide é um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional.

 

Transtorno da personalidade esquizotípica é um padrão de desconforto agudo nas relações íntimas, distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento.

 

Transtorno da personalidade antissocial é um padrão de desrespeito e violação e dos direitos dos outros.

 

Transtorno da personalidade borderline é um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.

 

Transtorno da personalidade histriônica é um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.

 

Transtorno da personalidade narcisista é um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.

 

Transtorno da personalidade evitativa é um padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa.

 

Transtorno da personalidade dependente é um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado.

 

Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva é um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.

 

a)  anacástica.

b)  tipo “borderline”.

c)  histriônica.

d)  esquizoide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *