Atualmente existem Leis, Decretos e Portarias que regulamentam a inclusão escolar. Assim, os alunos que possuem transtornos globais devem ser incluídos nas Instituições de Ensino de todas as instâncias (fundamental, médio e superior). Conforme aponta Barlow e Durand (2008) todas as pessoas com transtornos globais do desenvolvimento possuem problemas:
- A) Com comportamentos antissociais.
- B) Com comportamentos com desvio de condutas.
- C) Com a linguagem, socialização e cognição.
- D) Com a memória, pensamento e percepção.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Com a linguagem, socialização e cognição.
Gabarito Letra B
Atualmente existem Leis, Decretos e Portarias que regulamentam a inclusão escolar. Assim, os alunos que possuem transtornos globais devem ser incluídos nas Instituições de Ensino de todas as instâncias (fundamental, médio e superior). Conforme aponta Barlow e Durand (2008) todas as pessoas com transtornos globais do desenvolvimento possuem problemas:
a) Com comportamentos antissociais.
b) Com comportamentos com desvio de condutas.
c) Com a linguagem, socialização e cognição.
d) Com a memória, pensamento e percepção.
Os transtornos globais do desenvolvimento hoje são classificados como transtornos do espectro autista. A principal característica desses transtornos são os déficits na comunicação e socialização, bem como na cognição. Veja:
“O transtorno do espectro autista, antes conhecido por transtornos globais do desenvolvimento, é um grupo fenotipicamente heterogêneo de síndromes neuroevolutivas, com hereditariedade poligênica, que se caracteriza por uma ampla gama de problemas na comunicação social e por comportamentos restritos e repetitivos.”
“Os TEA referem-se a três das condições que compõem os transtornos globais do desenvolvimento – transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação –, as quais têm em comum os desvios qualitativos da interação social e da comunicação, além da ocorrência de comportamentos repetitivos e estereotipados (Herold & Connors, 2012). A manifestação sintomatológica é bastante heterogênea nos TEA e muito associada ao nível de desenvolvimento intelectual do indivíduo”
“Algumas condições, reunidas dentro do conceito de transtornos globais do desenvolvimento, merecem descrição sucinta:
A) Transtorno de Asperger: descrito pela primeira vez por Asperger. em 1944, sob o nome de psicopatia autística, é o quadro caracterizado por déficit social, interesses circunscritos, alterações de linguagem e de comunicação (Bowman, 1988; Szatmari, 1991). Sua relação com o autismo é discutível, com a possibilidade de enquadrá-la dentro do espectro autístico descrito por Wing (1988).
B) Transtornos desintegrativos: incluem condições em que ocorre desenvolvimento normal (ou próximo ao normal) nos primeiros anos de vida, seguido por piora dos padrões sociais e de linguagem, juntamente com alterações nas emoções e no relacionamento interpessoal, acompanhadas, após breve intervalo, por estereotipias e hiperatividade. O comprometimento intelectual pode surgir, mas não é obrigatório.
C) Transtorno de Rett: quadro genético associado a retardo mental profundo. afeta especificamente o sexo feminino. com o desenvolvimento de múltiplos déficits específicos, também após período de desempenho normal durante os primeiros anos de vida. Surgem associadas estereotipias gestuais características. redução progressiva do desenvolvimento do perímetro cefálico e convulsões”
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
NETO, Mário Rodrigues Louzã; ELKIS, Helio. Psiquiatria Básica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KAPLAN, Harold I., SADOCK, Benjamin J. Trad. Maria Cristina Monteiro, Daise Batista. Compêndio de psiquiatria. 11.ed. Porto Alegre : ArtMed, 2017.

Deixe um comentário