Atualmente, o uso descontrolado e ilegal de substâncias que alteram o funcionamento do cérebro tornou-se um sério problema de saúde pública. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
- A) Os efeitos comportamentais da cocaína são sentidos imediatamente e têm uma duração relativamente curta (de 30 a 60 minutos), exigindo, por isso, a administração repetida para a manutenção dos efeitos de intoxicação.
- B) As anfetaminas são usadas para aumentar o desempenho e induzir a uma sensação de euforia. Os sintomas de abstinência geralmente podem alcançar o auge em dois dias a quatro dias. No entanto, o uso prolongado de altas doses pode gerar, como sintomas de abstinência, a depressão e a presença de ideação suicida.
- C) As drogas psicotrópicas são classificadas de acordo com a ação no sistema nervoso central. Assim, a cannabis ou maconha é considerada uma droga estimulante do sistema nervoso central, uma vez que promove sensação de alerta, disposição e resistência; entretanto, ao fim de seus efeitos, confere cansaço, indisposição e depressão.
- D) No abuso e dependência de álcool, é possível verificar a presença de comorbidade aliada a outros transtornos mentais: transtornos relacionados com outras substâncias, transtorno de personalidade antissocial, transtorno de humor e transtorno de ansiedade.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) As drogas psicotrópicas são classificadas de acordo com a ação no sistema nervoso central. Assim, a cannabis ou maconha é considerada uma droga estimulante do sistema nervoso central, uma vez que promove sensação de alerta, disposição e resistência; entretanto, ao fim de seus efeitos, confere cansaço, indisposição e depressão.
É possível identificar a alternativa incorreta com o seguinte texto:
"Podemos classiicar as substâncias psicoativas em três grupos principais:
1) Depressores do Sistema Nervoso Central, ou psicolépticos: referem-se ao grupo de substâncias que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento, fazendo com que o indivíduo fique menos sensível aos estímulos externos. As substâncias que compõem o grupo de Depressores do SNC são: álcool, inalantes/solventes, ansiolíticos como os barbitúricos e benzodiazepínicos e os opióides e opiáceos15.
2) Estimulantes do Sistema Nervoso Central, ou psicoanapléticos: são substâncias capazes de aumentar a atividade do SNC, estimulando seu funcionamento. Estas substâncias aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivíduo, causando sensação de alerta, disposição e resistência, aumento da frequência cardíaca, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem cansaço, indisposição e depressão, devido à sobrecarga que o organismo se expôs. Os principais representantes dessa classe são: cocaína e compostos anfetamínicos.
3) Perturbadores do Sistema Nervoso Central, ou psicodislépticos: as substâncias que alteram qualitativamente as sinapses cerebrais, principalmente nos sistemas dopaminérgicos e serotoninérgicos, causando diferentes graus de alucinação. São classificados como perturbadores: a cannabis, a dietilamina do ácido lisérgico (LSD), diferentes espécies de cogumelos alucinógenos, tais como: Psciloscibe sp, Amanita muscaria, Botelos manicus, entre outros."
Fonte: "Perfil do Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas entre os Alunos do Ensino Superior da Universidade Estadual de Ponta Grossa" (Antunes e Bortoli)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.
a) Os efeitos comportamentais da cocaína são sentidos imediatamente e têm uma duração relativamente curta (de 30 a 60 minutos), exigindo, por isso, a administração repetida para a manutenção dos efeitos de intoxicação.
b) As anfetaminas são usadas para aumentar o desempenho e induzir a uma sensação de euforia. Os sintomas de abstinência geralmente podem alcançar o auge em dois dias a quatro dias. No entanto, o uso prolongado de altas doses pode gerar, como sintomas de abstinência, a depressão e a presença de ideação suicida.
c) As drogas psicotrópicas são classificadas de acordo com a ação no sistema nervoso central. Assim, a cannabis ou maconha é considerada uma droga estimulante do sistema nervoso central, uma vez que promove sensação de alerta, disposição e resistência; entretanto, ao fim de seus efeitos, confere cansaço, indisposição e depressão.
d) No abuso e dependência de álcool, é possível verificar a presença de comorbidade aliada a outros transtornos mentais: transtornos relacionados com outras substâncias, transtorno de personalidade antissocial, transtorno de humor e transtorno de ansiedade.
Deixe um comentário