Continua após a publicidade..
BALONE (2012) defende que a característica essencial do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TGA), segundo o DSM.IV, é uma expectativa apreensiva ou preocupação excessiva, ocorrendo na maioria dos dias e com duração de, pelo menos, 6 meses. A pessoa portadora de TAG apresenta dificuldade para controlar essa preocupação excessiva. Sobre o transtorno é INCORRETO afirmar que:
- A) O transtorno está diretamente associado a efeitos de substâncias químicas ou a uma condição médica geral.
- B) São sintomas do TAG: inquietação, fatiga, dificuldade em concentrar-se, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono.
- C) A Ansiedade aparece em nossa vida como um sentimento de apreensão, uma sensação de que algo está para acontecer; ela representa um contínuo estado de alerta e uma constante pressa em terminar as coisas que ainda nem começamos.
- D) Pacientes ansiosos tendem a ter um tônus simpático aumentado, respondendo emocionalmente de forma excessiva aos estímulos ambientais e demorando mais a adaptar-se às alterações do Sistema Nervoso Autônomo.
- E) As crianças com Transtorno de Ansiedade Generalizada tendem a exibir preocupação excessiva com sua competência ou a qualidade de seu desempenho.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O transtorno está diretamente associado a efeitos de substâncias químicas ou a uma condição médica geral.
Essa afirmação é incorreta porque o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) não está diretamente ligado a efeitos de substâncias químicas ou a uma condição médica geral. Embora fatores genéticos, biológicos e ambientais possam contribuir para o desenvolvimento do TAG, ele não é causado por uma única substância química ou condição médica específica. O TAG é caracterizado principalmente por preocupação excessiva e crônica, dificuldade em controlar essa preocupação e sintomas físicos associados à ansiedade, mas não está necessariamente ligado a uma causa orgânica única.
Deixe um comentário