Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Baseado em Fongaro e Sebastiani (Angerami-Camon, 1996), leia o caso descrito a seguir. Considere-o para responder à questão.


Paciente de 37 anos, do sexo masculino, com doença oncológica gástrica avançada, internado em um hospital geral, evolui com alterações marcadas por lentificação do pensamento, leve latência na capacidade de resposta motora e pequenas dificuldades na coordenação da motricidade fina. Quando apresentava maior lucidez, por vezes, confundia o psicólogo com um amigo de sua infância, contudo, conseguia ter maior clareza de sua distorção quando lhe era explicado o seu equívoco. Em função de sua ansiedade frente às consequências do tratamento, apresentava um pensamento acelerado, com alguma fala ininterrupta e com prolixidade. Quando questionado sobre suas principais preocupações, expressava seu temor em relação aos efeitos da medicação, dentre os quais destacava sua dificuldade em buscar na lembrança fatos e vivências de sua vida passada. Na avaliação psicológica, manifestava ainda um comportamento com ocorrência de movimentos que fugiam ao seu controle voluntário, podendo ser resultante de alterações orgânicas ou psicológicas.

 

Resposta:

A alternativa correta é letra B) agitação psicomotora.

Análise das alternativas:

 

a)  hospitalismo positivo.

 

INCORRETA. Segundo Pinheiro, o hospitalismo positivo ocorre quando há adaptação à internação e à rotina hospitalar, substituindo aspectos carentes do indivíduo, de maneira a reforçar a sua auto-estima nos vínculos estabelecidos com a equipe de profissionais em detrimento dos vínculos familiares e dos grupos sociais  nos quais está inserido.
 

b)  agitação psicomotora.

 

CORRETA. A descrição feita ao final do caso diz o seguinte: o paciente apresentava um comportamento com ocorrência de movimentos que fugiam ao seu controle voluntário, podendo ser resultante de alterações orgânicas ou psicológicas. Esses movimentos podem ser chamados de agitação psicomotora. Logo, esta será nossa resposta. 
 

c)  hospitalismo negativo.

 

INCORRETA. No estado de hospitalismo negativo, o paciente se sente desamparado. Isso atinge de forma aguda a estrutura da personalidade, podendo contribuir para a manutenção de estados depressivos.
 

d)  comportamento fóbico.

 

INCORRETA. Comportamento fóbico diz respeito à atitudes de fobia com relação a alguma situação ou objeto. Esta alternativa foi colocada para confundir o candidato, pois um dos trechos menciona que o paciente expressava seu temor em relação aos efeitos da medicação, porém, este sentimento assume um caráter de preocupação e não de fobia. 

 


Fonte: PINHEIRO, Monica. Pacientes fora de possibilidades terapêuticas atuais: uma abordagem estratégica. Dissertação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Educação e Humanidades. Instituto de Psicologia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *