Baseado em Fongaro e Sebastiani (Angerami-Camon, 1996), leia o caso descrito a seguir. Considere-o para responder à questão.
Paciente de 37 anos, do sexo masculino, com doença oncológica gástrica avançada, internado em um hospital geral, evolui com alterações marcadas por lentificação do pensamento, leve latência na capacidade de resposta motora e pequenas dificuldades na coordenação da motricidade fina. Quando apresentava maior lucidez, por vezes, confundia o psicólogo com um amigo de sua infância, contudo, conseguia ter maior clareza de sua distorção quando lhe era explicado o seu equívoco. Em função de sua ansiedade frente às consequências do tratamento, apresentava um pensamento acelerado, com alguma fala ininterrupta e com prolixidade. Quando questionado sobre suas principais preocupações, expressava seu temor em relação aos efeitos da medicação, dentre os quais destacava sua dificuldade em buscar na lembrança fatos e vivências de sua vida passada. Na avaliação psicológica, manifestava ainda um comportamento com ocorrência de movimentos que fugiam ao seu controle voluntário, podendo ser resultante de alterações orgânicas ou psicológicas.
O paciente descrito apresenta-se com um pensamento fora da normalidade, sobretudo no componente
- A) curso.
- B) fuga de ideias.
- C) conteúdo.
- D) forma.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) curso.
Para Dalgalarrondo (2008), pode-se dividir o pensamento nos seguintes aspectos:
- Curso: modo como o pensamento flui, sua velocidade e seu ritmo ao longo do tempo.
- Forma: estrutura básica do pensamento, sua "arquitetura".
- Conteúdo: aquilo que dá substância ao pensamento, temas predominantes, assunto em si.
Conseguimos achar a alternativa correta pela leitura de um trecho fornecido pelo enunciado:
Em função de sua ansiedade frente às consequências do tratamento, apresentava um pensamento acelerado, com alguma fala ininterrupta e com prolixidade.
Esta velocidade do pensamento e a forma como ele se processa são propriedades do curso do pensamento. Portanto, o paciente descrito apresenta-se com um pensamento fora da normalidade, sobretudo no componente curso.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
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