Características da fase do desenvolvimento humano conhecida como adolescência, como constantes flutuações de humor, tendência grupal, questionamento e contestação de valores éticos, morais, familiares e religiosos, além da elaboração dos lutos pelo corpo e identidade infantil, tem sido considerado pelos principais autores da área como:
- A) Síndrome normal da adolescência
- B) Transtorno afetivo bipolar
- C) Transtorno de oposição
- D) Síndrome ciclotímica
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Síndrome normal da adolescência
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Síndrome da adolescência normal
Busca de si mesmo e da identidade - As transformações físicas determinam a reformulação da representação mental que sujeito faz de si mesmo, ou seja, do seu esquema corporal. A maneira como o adolescente vê a si e aos outros, assim como a maneira como os outros agora percebem o adolescente, modificam-se, determinando alterações nas atitudes e na qualidade das relações sociais. O adolescente busca modelos de identificação fora do âmbito familiar, que, em uma sociedade urbana e moderna, são inúmeros. A necessidade de experimentação é inerente a esse processo de busca da formação da identidade adulta.
Constantes flutuações de humor; Manifestações contraditórias da conduta; Vivência temporal singular - Na busca de sua identidade adulta, o adolescente assume identidades transitórias, circunstanciais, influenciadas geralmente por novos modelos de identificação com colegas de escola ou do grupo a que pertence: técnicos esportivos, artistas, ídolos, lideranças grupais, professores, profissional de saúde, entre outros; distanciando-se dos modelos e padrões familiares. São comuns, nesse processo, ntradições nas atitudes e condutas, assim *Como flutuações frequentes de humor. Insegurança, ansiedade e até mesmo agressividade, quando presentes nessa fase, podem ser uma expressão da dificuldade de lidar com essa plêiade de transformações. O tempo é gerido pelo agora, e a isso soma-se a dificuldade de conviver com as frustrações da espera. Os adolescentes, não raramente, passam para a ação de forma intempestiva, impulsiva e inconsequente, constituindo-se no agir sem pensar (acting out)
Desenvolvimento do pensamento abstrato; necessidade de intelectualizar e fantasiar; Atitude social reivindicatória; Crises religiosas - O desenvolvimento do pensamento abstrato permite imaginar experiências sem nunca as ter vivido, e a capacidade de fantasiar faz do adolescer uma fase de muita criatividade. O desenvolvimento intelectual da permite uma visão crítica da realidade, particularmente do seu microcosmo (família escola), que passa ser questionado sobre seus valores e normas, e leva a preocupações relacionadas a princípios religiosos, éticos, filosóficos e sociais. A capacidade de introjeção permite o desenvolvimento da intimidade e o entendimento de conceitos como privacidade e confidencialidade.
Separação progressiva dos pais - Os pais, heróis no universo infantil, passam a ser avaliados de forma crítica e questionados acerca de seus valores e atitudes. Conflitos entre pais e filhos adolescentes estão presentes mesmo nas famílias em que as relações são normalmente harmoniosas, constituindo-se um aspecto do desenvolvimento sadio. O processo de separação é caracterizado por sentimento de ambivalência, em que ambas as partes, pais e filhos, desejam, mas temem, o crescimento e a entrada no mundo adulto
Tendência grupal - O grupo de pares exerce um papel de apoio fundamental nesse afastamento do átomo familiar, tão necessário para o desenvolvimento do adulto saudável. No grupo, todos estão no mesmo momento existencial, vivenciando os mesmos questionamentos, e o adolescente transfere para turma a dependência que antes
tinha da família. › pertencimento a um grupo minimiza a solidão e a insegurança resultante do luto dos pais
(heróis) da infância. O grupo fortalece a autoestima e é um universo de identificação no processo de busca de identidade
Evolução da sexualidade - A expressão da sexualidade é marcante nessa fase da vida, e o desenvolvimento genital amplia a necessidade da experimentação para campo sexual. O caráter de crise exacerba-se diante da discrepância frequente entre maturidade física e a psicossocial."
Fonte: "Desenvolvimento psicossocial do adolescente" (Leal e Queiroz)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Síndrome normal da adolescência
b) Transtorno afetivo bipolar
c) Transtorno de oposição
d) Síndrome ciclotímica
Deixe um comentário