Com base em Francoise Dolto, no adulto “são”, que pode fazer uma regressão, objetal e não libidinal, as crises de bulimia podem:
- A) substituir o ato sexual.
- B) simbolizar a culpa pela gula.
- C) simbolizar uma atitude masoquista primaria.
- D) representar um correlato da angustia de castração.
- E) representar um mecanismo masturbatório compensatório.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) substituir o ato sexual.
Gabarito Letra A
Com base em Francoise Dolto, no adulto “são”, que pode fazer uma regressão, objetal e não libidinal, as crises de bulimia podem:
a) substituir o ato sexual.
b) simbolizar a culpa pela gula.
c) simbolizar uma atitude masoquista primaria.
d) representar um correlato da angustia de castração.
e) representar um mecanismo masturbatório compensatório.
Dolto afirma em seu livro Psicanálise e pediatria que no adulto saudável as crises de bulimia podem substituir o ato sexual, veja:
“E na fase oral que se registra a formação dos caracteres / egoístas do tipo captador, em que o indivíduo procura, na sua vida genital, sem distinção de sexo · a priori (sendo a escolha em conformidade com o Superego coletivo do ambiente), a afeição exclusiva de um ser eleito de acordo com o modo de relação objetal oral. Quer o indivíduo seja homem ou mulher, o seu objeto de amor deverá desempenhar para ele o papel de mãe nutriente. A mulher, por exemplo, deverá ser austera e genitalmente inviolável, ativa e voluntariosa, de preferência mais rica do que o indivíduo, logo, uma fonte de conforto .geral e de prazer culinário. Tais caracteres encontram-se cm todos os níveis da sociedade. Seja qual for a posição social, eles correspondem ao tipo do "cáften" e da "mulher por conta", esta naturalmente narcisista e frígida nas relações normais. No neurótico cuja regressão libidinal reduz à fase oral, a identificação inconsciente do indivíduo com o objeto faz com que a perda deste acarrete a necessidade de morrer: é ã · melancolia, a menos que fantasmas auto-eróticos alucinatórios remetam o indivíduo à fase oral passiva, o nirvana das suas primeiras semanas de vida, onde ele não dispõe mais de qualquer meio de comunicação com o mundo exterior. No adulto são, que pode fazer uma regressão - objetal e não libidinal - as crises de bulimia podem substituir o ato sexual e a anorexia mental simbolizar a recusa de sexualidade.”
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
DOLTO, Françoise. Psicanálise e pediatria. Rio de Janeiro: editora Guanabara, 1988.
Deixe um comentário