Com base no DSM-5, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A prevalência do transtorno de oposição desafiante varia de 1% a ______ com uma prevalência média estimada em ______.
- A) 5%; 4%
- B) 11%; 3,3%
- C) 4%; 2%
- D) 15%; 7%
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 11%; 3,3%
A prevalência do transtorno de oposição desafiante varia de 1% a ______ com uma prevalência média estimada em ______.
Base teórica para a compreensão da questão
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar os recortes textuais a seguir, contendo as “características diagnósticas” e a “prevalência” do transtorno de oposição desafiante, com base no DSM-5, atentando-se especialmente para os grifos em azul:
- Característica diagnóstica: a característica essencial do transtorno de oposição desafiante é um padrão frequente e persistente de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou de índole vingativa. Não é raro indivíduos com transtorno de oposição desafiante apresentarem características comportamentais do transtorno na ausência de problemas de humor negativo. Entretanto, as pessoas com o transtorno que apresentam sintomas de humor raivoso/irritável costumam também demonstrar características comportamentais. (DSM-5, 2014, p.463).
- Prevalência: a prevalência do transtorno de oposição desafiante varia de 1 a 11%, com uma prevalência média estimada de 3,3%. A taxa da transtorno pode variar de acordo com a idade e o gênero da criança. Aparentemente, é mais prevalente em indivíduos do sexo masculino do que em indivíduos do sexo feminino (1,4:1) antes da adolescência. Essa predominância do sexo masculino não é encontrada de forma consistente em amostras de adolescentes ou de adultos. (DSM-5, 2014, p.464).
Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis ratifica-se que apenas a LETRA “B” (11%; 3,3%) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade em relação a descrição do que é especificado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
__________________
Fontes consultadas:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário