Com relação aos sintomas relativos a quadros de bulimia, assinale a afirmativa incorreta.
- A) Os ataques de hiperfagia são comuns nos casos de bulimia.
- B) Os pacientes com bulimia não costumam estar dentro da faixa de peso normal.
- C) Os pacientes com bulimia costumam utilizar técnicas compensatórias como vômitos, enemas, diuréticos, laxantes ou aumento de atividade física.
- D) A maioria dos casos de bulimia ocorre entre adolescentes ou entre mulheres no início da vida adulta.
- E) A terapia cognitivo-comportamental assinala êxitos no tratamento dos casos de bulimia.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Os pacientes com bulimia não costumam estar dentro da faixa de peso normal.
Gabarito Letra B
Com relação aos sintomas relativos a quadros de bulimia, assinale a afirmativa incorreta.
a) Os ataques de hiperfagia são comuns nos casos de bulimia.
Certo. Momentos de ingestão excessiva de alimentos são parte das características diagnósticas da bulimia.
b) Os pacientes com bulimia não costumam estar dentro da faixa de peso normal.
Errado. Na verdade, pacientes com bulimia em geral tem peso dentro dos padrões considerados ideais de IMC.
“Os transtornos da alimentação são problemas graves que ocorrem com frequência entre mulheres na fase final da adolescência e nas adultas jovens. Eles podem ser crônicos e recorrentes, em geral associados a comorbidade psiquiátrica e a sequelas médicas. Entre os transtornos da alimentação, a anorexia nervosa e a bulimia nervosa têm recebido grande atenção nas pesquisas nas últimas décadas, sendo que outros transtornos da alimentação clinicamente importantes, como o transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), também são estudados. Embora existam características comuns entre os transtornos da alimentação (p. ex., a preocupação com alimentos, peso e forma), há diferenças significativas na apresentação clínica que variam de acordo com o tipo do transtorno. Por exemplo, tanto a anorexia nervosa quanto a bulimia nervosa são caracterizadas pelo desejo de magreza; entretanto, a anorexia nervosa é caracterizada por extrema perda de peso, distorção da imagem corporal e por um medo exagerado de ganhar peso, já a característica central da bulimia nervosa são episódios de compulsão alimentar periódicos e os comportamentos compensatórios dentro da faixa normal de peso.”
c) Os pacientes com bulimia costumam utilizar técnicas compensatórias como vômitos, enemas, diuréticos, laxantes ou aumento de atividade física.
Certo. Os comportamentos compensatórios são outra parte dos critérios diagnósticos da bulimia.
d) A maioria dos casos de bulimia ocorre entre adolescentes ou entre mulheres no início da vida adulta.
Certo. A grande maioria dos casos de bulimia é entre mulheres, e o início da doença varia entre a pré-adolescência e a fase adulta.
e) A terapia cognitivo-comportamental assinala êxitos no tratamento dos casos de bulimia.
Certo. Veja alguns resultados de uma pesquisa sobre o tratamento de bulimia:
“A recuperação total é obtida por 50% dos pacientes, e uma minoria permanece cronicamente doente, conforme sugerido pela pesquisa longitudinal. A recaída ocorre para 33% dos pacientes que se recuperam. Tratamento cognitivo-comportamental está associado à melhora do sintoma e à recuperação. Indicadores de resultado insatisfatório incluem duração mais prolongada da doença, histórico de tentativas malsucedidas de tratamento, uso abusivo de substância comórbido e transtornos da personalidade do Grupo B. A evolução do diagnóstico de bulimia para anorexia é rara.”
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Diagnóstico, epidemiologia e curso clínico dos transtornos da alimentação. Disponível em: https://statics-americanas.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/7036608.pdf
Deixe um comentário