Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação aos Transtornos Decorrentes do uso de Substâncias Psicoativas (F10-F19), conforme a CID-10, analise as afirmativas abaixo identificando com um “V” quais são VERDADEIRAS e com um “F” quais são FALSAS e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


(   ) O diagnóstico de Intoxicação Aguda requer que um dano real tenha sido causado à saúde física e mental do usuário.
(   ) As substâncias psicoativas podem ou não terem sido prescritas pelo médico.
(   ) A Síndrome de dependência é um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos.
(   ) O Uso Nocivo é diagnosticado quando consequências socialmente negativas, como prisão ou brigas conjugais, estão presentes.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) F – V – V – F.

   

Com relação aos Transtornos Decorrentes do uso de Substâncias Psicoativas (F10-F19), conforme a CID-10, analise as afirmativas abaixo identificando com um “V” quais são VERDADEIRAS e com um “F” quais são FALSAS e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"F10-F19 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa


Este agrupamento compreende numerosos transtornos que diferem entre si pela gravidade variável e por sintomatologia diversa, mas que têm em comum o fato de serem todos atribuídos ao uso de uma ou de várias substâncias psicoativas, prescritas ou não por um médico. O terceiro caractere do código identifica a substância implicada e o quarto caractere especifica o quadro clínico. Os códigos devem ser usados, como determinado, para cada substância especificada, mas deve-se notar que nem todos os códigos de quarto caractere podem ser aplicados a todas as substâncias.

(...)


.0 Intoxicação aguda

Estado conseqüente ao uso de uma substância psicoativa e compreendendo perturbações da consciência, das faculdades cognitivas, da percepção, do afeto ou do comportamento, ou de outras funções e respostas psicofisiológicas. As perturbações estão na relação direta dos efeitos farmacológicos agudos da substância consumida, e desaparecem com o tempo, com cura completa, salvo nos casos onde surgiram lesões orgânicas ou outras complicações. Entre as complicações, podem-se citar: traumatismo, aspiração de vômito, delirium, coma, convulsões e outras complicações médicas. A natureza destas complicações depende da categoria farmacológica da substância consumida assim como de seu modo de administração. 

 

.1 Uso nocivo para a saúde


Modo de consumo de uma substância psicoativa que é prejudicial à saúde. As complicações podem ser físicas (por exemplo, hepatite conseqüente a injeções de droga pela própria pessoa) ou psíquicas (por exemplo, episódios depressivos secundários a grande consumo de álcool). 

 

.2 Síndrome de dependência


Conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após repetido consumo de uma substância psicoativa, tipicamente associado ao desejo poderoso de tomar a droga, à dificuldade de controlar o consumo, à utilização persistente apesar das suas conseqüências nefastas, a uma maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações, a um aumento da tolerância pela droga e por vezes, a um estado de abstinência física.


A síndrome de dependência pode dizer respeito a uma substância psicoativa específica (por exemplo, o fumo, o álcool ou o diazepam), a uma categoria de substâncias psicoativas (por exemplo, substâncias opiáceas) ou a um conjunto mais vasto de substâncias farmacologicamente diferentes.

(...)

Uso nocivo

 

O diagnóstico requer que um dano real deva ter sido causado à saúde física e mental do usuário.

 

Padrões nocivos de uso são freqüentemente criticados por outras pessoas e estão associados a conseqüências sociais diversas de vários tipos. O fato de um padrão de uso ou uma substância em particular não seja aprovado por outra pessoa, pela cultura ou possa ter levado a conseqüências socialmente negativas, tais como prisão ou brigas conjugais, não é por si mesmo evidência de uso nocivo.

 

A intoxicação aguda ou a “ressaca” não é por si mesma evidência suficiente do dano à saúde requerido para codificar uso nocivo.

 

O uso nocivo não deve ser diagnosticado se a síndrome de dependência, um transtorno psicótico ou outra forma específica de transtorno relacionado ao uso de drogas ou álcool está presente."

 

Fonte: CID-10

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.


( F ) O diagnóstico de Intoxicação Aguda requer que um dano real tenha sido causado à saúde física e mental do usuário.
( V ) As substâncias psicoativas podem ou não terem sido prescritas pelo médico.
V ) A Síndrome de dependência é um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos.
F ) O Uso Nocivo é diagnosticado quando consequências socialmente negativas, como prisão ou brigas conjugais, estão presentes.

 

Portanto, a sequência ficou F V V F. Encontramos a resposta na Letra C.


a)  F – F – V – F.
b)  F – V – F – F.
c)  F – V – V – F.
d)  V – V – V – F.
e)  F – V – V – V.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *